Rádio Querência

Hospital de Clínicas Ijuí realiza primeira captação de órgãos de 2024

Rins e córneas foram doados pela família de uma mulher de 41 anos, que teve a morte encefálica confirmada no último domingo, 14
Hospital de Clínicas Ijuí realiza primeira captação de órgãos de 2024
Foto: HCI

 

O Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) realizou, na última terça-feira, 16, a primeira captação de órgãos de 2024. Rins e córneas foram doados pela família de uma mulher de 41 anos, que teve a morte encefálica confirmada no último domingo, 14.

A enfermeira gestora da UTI Adulta do HCI e integrante da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), Deise Steinke, conta que a doação de órgãos já era um desejo da mulher declarado à família em vida. “Assim que diagnosticada a morte encefálica é aberto o protocolo, são feitos os exames que a confirmam, e a família é comunicada e questionada se autoriza a doação. Nesse caso foi tranquilo porque era uma vontade relatada por ela em vida e os familiares acolheram, tendo muita paciência com todo o processo”, explica.

Para realizar a captação, uma equipe médica de Porto Alegre foi enviada ao HCI com o equipamento específico para o acondicionamento dos órgãos, acompanhada da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). “O trabalho é feito pela equipe multiprofissional da Cihdott, envolvendo diversas áreas, como UTI e Centro Cirúrgico. Entramos em contato com a Organização a Procura de Órgãos (OPOs) 4, que nos orienta, e com a Central de Transplante do Estado, para onde encaminhamos os exames e de onde o médico vai solicitando o que precisa”, explica Deise.

Os dados do paciente doador são cadastrados em um sistema gerenciado pela Central de Transplantes, que faz o cruzamento entre as informações do doador e de quem será o receptor dos órgãos, apresentando as opções mais compatíveis. “Após a cirurgia nós estivemos em contato com a Central e os rins já haviam sido implantados, porém, o processo para o transplante de córneas é mais lento. Ficamos muito felizes e satisfeitos em saber que, apesar de algumas perdas, nosso trabalho vale a pena e possibilita que outros pacientes tenham uma melhor qualidade de vida”, completou a enfermeira.

Fonte: HCI

R

Autor

redação

Em: 19/01/2024, 12:11

Últimas notícias
Ernani Polo anuncia saída do Progressistas após mais de 30 anos e confirma filiação ao PSD
Ernani Polo anuncia saída do Progressistas após mais de 30 anos e confirma filiação ao PSD

Deputado afirma que decisão foi motivada por divergências internas e projeta nova etapa na carreira política

Suspeito de estupro de vulnerável é preso preventivamente em Santo Augusto
Suspeito de estupro de vulnerável é preso preventivamente em Santo Augusto

Homem de 39 anos foi localizado pela Polícia Civil e encaminhado ao presídio de Três Passos

Mulher é feita refém durante assalto e tem carro roubado em Panambi
Mulher é feita refém durante assalto e tem carro roubado em Panambi

Vítima foi abordada em casa e abandonada às margens da BR-285

Cartório Eleitoral da 107ª Zona Eleitoral em Santo Augusto terá plantão neste sábado
Cartório Eleitoral da 107ª Zona Eleitoral em Santo Augusto terá plantão neste sábado

Atendimento especial faz parte de mutirão do TRE-RS para regularização do título e cadastro biométrico

Prefeitura de Santo Augusto abre processo seletivo simplificado para área da saúde
Prefeitura de Santo Augusto abre processo seletivo simplificado para área da saúde

Edital prevê contratação temporária e cadastro reserva para seis cargos, com inscrições online de 30 de março a 3 de abril

Campeonato Municipal de Futebol Sete começa neste domingo em São Martinho
Campeonato Municipal de Futebol Sete começa neste domingo em São Martinho

Primeira rodada será realizada no campo do Céu Azul, em Lajeado Taborda