Rádio
Nenhum programa no ar
Após ciclone no Natal, temperatura deverá cair no RS
A semana que antecede o feriadão de Ano-Novo será marcada por mudanças de temperatura. Apesar de começar com chuva, temporal e temperaturas baixas, o tempo deve mudar a partir de quinta-feira (28), trazendo o calor de volta e céu aberto para a maioria das regiões do Estado.
Existe a possibilidade de formação de um ciclone extratropical e o avanço de uma frente fria entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul, durante a madrugada de segunda-feira (25). No Natal, o fenômeno se intensifica sobre o Oceano Atlântico, na costa gaúcha, podendo trazer chuva e temporais para o Estado.
— Os ciclones extratropicais são mais comuns durante o inverno e a primavera, como vimos nos últimos meses. No verão, esse fenômeno organiza a instabilidade. Mas esse irá durar apenas na segunda-feira, rapidamente ele se afastará — afirma o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em decorrência desse ar frio e seco que vem do Sul, impulsionado pelo ciclone, a temperatura deverá cair na terça-feira (26). Segundo a Climatempo, a mínima em Porto Alegre deverá ser de 16ºC no dia que sucede o Natal, enquanto a máxima não passará dos 27ºC. A previsão é de tempo firme para todo o Estado, com poucas nuvens e quase nenhuma chance de chuva.
Após ciclone do Natal, temperatura deverá cair no RSNa quarta-feira (27), a temperatura continuará amena, com clima de meia estação. Em Pelotas, na Região Sul, a mínima prevista é de 13ºC e a máxima, 27ºC. Já em Gramado, na Serra, a temperatura varia entre 14ºC e 25ºC durante o dia. O tempo seguirá seco e com pouca nebulosidade.
— Como estamos no verão, o tempo muda rápido. Na quinta-feira (28), a temperatura já volta a subir. Mas não tem muito como fugir: vai ter chuva. Deve dar temporal de novo, durante a tarde e à noite — prevê Schneider.
As máximas devem se aproximar dos 30ºC em todo o Estado. A chuva, que acontece em função do aumento de temperatura, também está prevista para todas a maioria das regiões. Para aqueles que estão aproveitando o final de ano na praia, uma boa notícia: não há previsão de chuva para o Litoral Norte na quinta-feira.
Na sexta-feira (29), a instabilidade continua em grande parte do Estado. Em Porto Alegre, a previsão é de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. O calor e a sensação de abafamento deverão estar presentes o dia inteiro, mas os termômetros não deverão marcar temperatura acima dos 35ºC, como na última onda de calor.
— O tempo melhora no sábado (30) e no domingo (31). O final de semana deverá ser de tempo firme em todo o Estado — garante o meteorologista.
*Produção: Yasmim Girardi
Fonte: GZH
Fonte: Gaúcha ZH
Autor
Redação
Em: 26/12/2023, 05:43

Luis Fernando era amplamente conhecido em Santo Augusto e região

Iniciativa municipal garantiu a união civil de nove casais com direito a cerimônia completa, oficinas preparatórias e festa comunitária

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Nível do Rio Uruguai passa dos 9 metros em Tiradentes do Sul, enquanto operação recua para patamar seguro na divisa com Santa Catarina.

Veículo saiu da pista e caiu em barranco de aproximadamente três metros; condutor foi socorrido e transferido para hospital de Tenente Portela

Para o novo ano safra, sistema Cresol disponibilizará cerca de R$ 18 bilhões em recursos voltados a custeio e investimento rural

Prorrogadas, as inscrições devem ser feitas até as 17h de hoje pelo site da Fundatec; processo oferece mais de 600 vagas no Rio Grande do Sul.

Vítima realizava manutenção na rede elétrica às margens da rodovia quando o acidente aconteceu; sepultamento ocorre nesta tarde em Colinas.

Evento corre em agosto, paralelamente ao 17º Canto Nativo; as inscrições vão até o dia 23 de julho.

Nova regra automatiza o desconto direto em conta bancária e segue para sanção presidencial

