Rádio Querência

Quatro pessoas morreram em decorrência dos temporais no RS

. Mais de 194 mil pessoas foram afetadas, direta ou indiretamente, pelas fortes chuvas, vendavais, enxurradas, inundações, soterramentos e microexplosão
Quatro pessoas morreram em decorrência dos temporais no RS
Em São Sebastião do Caí, Defesa Civil classificou cheia como a maior em 148 anos. Mateus Bruxel / Agência RBS

 

Os eventos climáticos que ocorreram no Rio Grande do Sul desde quarta-feira (15/11) causaram a morte de quatro pessoas e uma série de transtornos associados em 138 municípios, que reportaram danos e ocorrências à Defesa Civil do Estado.

Até o momento, há 63 pessoas feridas, 2.653 desabrigadas e 7.527 desalojadas. Mais de 194 mil foram afetadas, direta ou indiretamente, pelas fortes chuvas, vendavais, enxurradas, inundações, soterramentos e a microexplosão, evento ocorrido em Giruá que feriu fatalmente uma mulher. Os outros óbitos foram de duas mulheres, soterradas em sua residência em Gramado, e de um homem, que tentou atravessar as águas com seu carro e foi arrastado em Vila Flores.

Desde o início dos eventos, a Defesa Civil do Estado articulou o trabalho das forças de resposta. Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, Exército e coordenadorias regionais e municipais de Proteção e Defesa Civil têm agido incessantemente nas ações de resgate, salvamento e buscas, além de retirada de pessoas de áreas de risco, preventivamente, e ações de ajuda humanitária.

Com a intensificação das chuvas e a resposta nas bacias hidrográficas, que já estavam na condição de alerta, no sábado (18/11), a equipe da Sala de Situação previu uma nova inundação com níveis elevados no Vale do Taquari, semelhantes aos da enchente do início de setembro.

Imediatamente foi estabelecido o Sistema de Comando de Incidentes, e as equipes da Defesa Civil se dirigiram para a região no sábado, fixando a base operacional na prefeitura de Encantado, onde as representações dos órgãos públicos têm trabalhado.

No Vale do Taquari, os desabrigados são atendidos em 35 abrigos em dez municípios (Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza e Taquari).

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil entregou cestas básicas para os seguintes municípios: Alegrete (400), Giruá (200), São Borja (400), Vila Nova do Sul (250), Arroio do Meio (150), Muçum (150), Roca Sales (150). Também foram entregues 750 litros de água potável para Muçum e 750 litros para Roca Sales.

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

R

Autor

redação

Em: 20/11/2023, 06:43

Mais lidas
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de veículo em Campo Novo
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de veículo em Campo Novo

Corpo foi localizado na tarde deste sábado em uma estrada vicinal que conecta a BR-468 à Vila Industrial, mobilizando autoridades policiais na Região Celeiro.

Vítima de execução em Campo Novo é identificada
Vítima de execução em Campo Novo é identificada

Cassiano dos Santos Pinheiro, de 27 anos, foi encontrado morto a tiros dentro de veículo; polícia investiga o caso e despedida ocorre em Rincão Reúno.

Polícia captura suspeito de assassinar Robson Oliveira dos Santos em Santo Augusto
Polícia captura suspeito de assassinar Robson Oliveira dos Santos em Santo Augusto

Operação conjunta efetuou a prisão na tarde desta terça-feira. Crime ocorreu em um bar na madrugada do último sábado (10), vitimando Robson Oliveira dos Santos, de 29 anos.

Campanha solidária busca ajuda para custear cirurgia cerebral urgente de Dra. Direlis
Campanha solidária busca ajuda para custear cirurgia cerebral urgente de Dra. Direlis

Mobilização realizada por amigos da Planaseg Santo Augusto busca arrecadar recursos para tratamento de grave problema neurológico.

De Santo Augusto à fronteira: Betina Kiara é campeã do Saladeirinho no Uruguai
De Santo Augusto à fronteira: Betina Kiara é campeã do Saladeirinho no Uruguai

Com uma emocionante viagem de quase 8 horas e raízes familiares ligadas aos antigos tropeiros, a jovem cantora superou dezenas de concorrentes e conquistou o 1º lugar no festival internacional.