Rádio
Nenhum programa no ar
El Niño deve durar até abril de 2024, diz ONU
O fenômeno meteorológico El Niño durará até abril de 2024, indicou a ONU, anunciando um aumento das temperaturas em 2024. De acordo com o boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicado esta terça-feira (8), há 90% de probabilidade de que este fenômeno cíclico do Pacífico persista até abril de 2024. É também muito provável que “no seu pico, adquira valores correspondentes para um episódio intenso ".
Em setembro, “a temperatura da superfície do mar na zona centro-leste do Pacífico equatorial apresentou magnitudes moderadas”, explica a organização, que salienta que as “temperaturas subsuperficiais do Pacífico equatorial oriental” foram “muito superiores à média ."
Segundo a organização, têm sido registados “aumentos constantes da temperatura da superfície do mar” nos últimos quatro meses e “são esperados novos aumentos (embora mais fracos) destas temperaturas nos próximos meses, dependendo da intensidade e da natureza das alterações atmosférico-oceânicas”.
Segundo os especialistas, “com base nos padrões observados em episódios anteriores e nas previsões atuais de longo prazo, espera-se que o episódio perca gradualmente força durante a próxima primavera no hemisfério norte”. Além disso, a probabilidade de um efeito de arrefecimento devido a um episódio de La Niña é quase inexistente.
— O próximo ano poderá ser ainda mais quente. As crescentes concentrações de gases com efeito de estufa resultantes da actividade humana que captam calor na atmosfera contribuem de forma clara e inequívoca para este aumento das temperaturas — declarou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, citado no comunicado.
— Eventos extremos como ondas de calor, secas, incêndios florestais, fortes chuvas e inundações irão intensificar-se em algumas regiões, com impactos significativos — acrescentou.
O fenômeno no Brasil
O El Niño altera a formação de chuvas, a circulação dos ventos e a temperatura de formas diferentes, de acordo com as regiões do país. No Rio Grande do Sul, um dos efeitos do fenômeno foi o aumento no volume e frequência da chuva, a exemplo do que aconteceu no Vale do Taquari em setembro. Nos meses de setembro e outubro, a maioria das regiões do Estado registraram chuva acima da média.
Fonte: Gaúcha ZH
Autor
redação
Em: 08/11/2023, 10:29

Homens foram encaminhados para os procedimentos de praxe

Haverá transporte saindo de Santo Augusto

O caso começou a ser investigado depois que mães de alunos descobriram mensagens suspeitas nos celulares dos filhos

Mudança faz parte de uma reestruturação do Grupo Lins Ferrão, que aposta na integração das operações da Gang com a Pompéia e no fortalecimento das vendas online.

Projetos foram assinados durante evento no Palácio do Planalto em alusão aos 100 dias do Pacto Brasil entre os Três Poderes para Enfrentamento do Feminicídio.





