Rádio Querência

Polícia gaúcha alerta população contra "golpe das facções"

Sites que oferecem serviços de acompanhantes se tornaram ferramenta para ameaças e extorsões
Polícia gaúcha alerta população contra "golpe das facções"
Golpes já fazem parte da fonte de renda dos criminosos, aponta a Polícia Civil | Foto: Polícia Civil / CP

 

Com mais de 8,4 mil registros no primeiro semestre, segundo dados da Secretária da Segurança Pública (SSP), Porto Alegre foi a cidade gaúcha com maior número de ocorrências de estelionato. Ainda conforme o levantamento, nesses primeiros seis meses, o estado registrou média diária de 236 ocorrências, superando a marca de 42 mil. Mesmo com a redução de quase 12%, em relação ao mesmo período do ano passado, os golpes já fazem parte da fonte de renda das organizações criminosas, aponta a Polícia Civil. 

Entre os casos investigados pela corporação, está o "golpe das facções", em que os estelionatários se identificam como integrantes de uma organização criminosa. Por meio do envio de fotos, áudios e mensagens, os criminosos fazem ameaças e intimidações, exigindo dinheiro para que poupem as vítimas. 

Uma das táticas utilizadas por quem aplica esse tipo de golpe tem como alvo o público masculino, através de sites que oferecem serviços de acompanhante. A partir dessas plataformas, em um primeiro momento, supostas garotas de programa induzem as vítimas a encontrarem-nas em determinado local, como em um hotel. Depois, ao chegarem no ponto de encontro, os clientes se dão conta que não há ninguém à espera. Ao deixarem o local, no entanto, eles passam a ser alvo de cobranças, via aplicativos de mensagem, feitas por um terceiro envolvido, que se apresenta como integrante de facção e afirma agenciar a acompanhante. 

"As pessoas não devem fornecer dados para sites suspeitos ou para quem elas não conhecem. No caso dos sites, 99% é golpe", afirmou o chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré. "Também não se deve transferir valores pois, uma vez que os criminosos conseguem obter a primeira remessa, seguem-se mais extorsões. Sabemos que esse tipo de golpe é um dos meios de atuação do crime organizado." 

Sodré destaca que os estelionatários, através das informações fornecidos aos sites e às supostas garotas de programa, conseguem localizar endereços e até nome de familiares das vítimas. Não é regra que os golpistas sejam membros de uma facção, explica o delegado. Contudo, há outros casos em que os eles são faccionados e articulam esses golpes do sistema prisional. "O estelionáto não necessariamente é aplicado por uma facção. Mesmo assim, sabemos que, em cadeias onde não há bloqueadores de celular, existem presos com tempo disponível para aplicar esses golpes", destacou. 

O chefe de Polícia orienta as vítimas para que procurem a delegacia mais próxima ou que façam o registro da ocorrência online, além de bloquear os telefones de onde partem as cobranças e ameaças. Uma vez feito o registro, a Polícia Civil fará o levantamento da origem desses número, com o objetivo de rastrear os autores do golpe. "O mais importante é jamais enviar dinheiro a eles", enfatizou o delegado Sodré. 

Orientações para evitar cair em golpes:

1) Desconfie de solicitações de dinheiro online: Não envie dinheiro para pessoas ou organizações desconhecidas pela internet. Golpistas frequentemente usam ameaças e intimidações para induzi-lo a pagar.

2) Cuidado com sites suspeitos: Evite fornecer informações pessoais em sites que parecem suspeitos, especialmente em plataformas que oferecem serviços duvidosos.

3) Não forneça dados pessoais a estranhos: Não compartilhe informações sensíveis, como endereços ou detalhes sobre sua vida pessoal com pessoas que você não conhece.

4) Bloqueie números suspeitos: Se receber ameaças ou cobranças por meio de aplicativos de mensagem, bloqueie os números e não responda a essas mensagens.

5) Registre ocorrências: Em caso de tentativa de golpe, procure a delegacia mais próxima para registrar a ocorrência ou faça o registro online, caso seja uma opção.

6) Não ceda à pressão: Mantenha a calma e não ceda à pressão dos golpistas. Eles frequentemente usam táticas de intimidação para conseguir dinheiro.

7) Não envie dinheiro sob ameaças: Lembre-se de que enviar dinheiro aos golpistas não garante que eles parem de incomodá-lo. É melhor denunciá-los às autoridades.

8) Colabore com as autoridades: Ajude as autoridades a rastrear os autores de golpes, fornecendo informações relevantes quando necessário.

 

Fonte: Correio do Povo

R

Autor

redação

Em: 06/11/2023, 11:33

Mais lidas
Menino de 9 anos morre após sofrer engasgamento em escola de Santa Rosa
Menino de 9 anos morre após sofrer engasgamento em escola de Santa Rosa

Samuel Edson Härtge da Silva recebeu atendimento na escola, foi encaminhado à UPA e posteriormente transferido para uma UTI pediátrica.

Carro atinge bovino na ERS-155 e tiros são disparados contra grupo que prestava socorro
Carro atinge bovino na ERS-155 e tiros são disparados contra grupo que prestava socorro

Motorista saiu ileso de colisão na rodovia, mas voluntários foram recebidos a tiros ao chegarem ao local; Polícia Civil investiga o caso.

Identificado homem encontrado morto em apartamento em Santo Augusto
Identificado homem encontrado morto em apartamento em Santo Augusto

Conforme as informações preliminares, a polícia trabalha com a hipótese de suicídio.

Ação Solidária: Rifa Beneficente Mobiliza Comunidade em Apoio ao Tratamento de Bruna Camila
Ação Solidária: Rifa Beneficente Mobiliza Comunidade em Apoio ao Tratamento de Bruna Camila

Toda a arrecadação será destinada a custear deslocamentos, hospedagem e despesas essenciais da família entre Santo Augusto e Ijuí.

Homem é encontrado morto em apartamento em Santo Augusto
Homem é encontrado morto em apartamento em Santo Augusto

Polícia trabalha com a hipótese de suicídio em ocorrência registrada na tarde desta terça-feira, 18 de agosto

Últimas notícias
Festival Novos Sons celebra o talento local e consagra sucesso de público em Santo Augusto
Festival Novos Sons celebra o talento local e consagra sucesso de público em Santo Augusto

Evento viabilizado pela Lei Aldir Blanc reuniu diversos estilos musicais e valorizou os talentos da região no último dia 22 de agosto

Comunidade de Costa do Turvo se prepara para tradicional Festa em Honra a Nossa Senhora da Saúde
Comunidade de Costa do Turvo se prepara para tradicional Festa em Honra a Nossa Senhora da Saúde

Programação começa nesta quinta-feira com venda de assados e culmina com grande almoço e animação musical no domingo, 30 de agosto

Promessa Santo-Augustense: João Lucas marca seu primeiro gol pelo SER Panambi
Promessa Santo-Augustense: João Lucas marca seu primeiro gol pelo SER Panambi

Atacante de 17 anos balançou as redes na vitória por 3 a 1 sobre o Clube 1992, pelo Gauchão Sub-17 A2

Acidente envolvendo Saveiro e Fiesta deixa danos materiais na ERS-155
Acidente envolvendo Saveiro e Fiesta deixa danos materiais na ERS-155

Colisão ocorreu na manhã desta segunda-feira (24), no km 72 da rodovia; PRE de Santo Augusto realizou o registro da ocorrência