Rádio
Nenhum programa no ar
Acessos asfálticos a Sede Nova e Braga, além da ERS-305, terão recursos para conclusão
Obras de pavimentação na região Celeiro estão entre as contempladas no Plano de Investimentos em Rodovias 2023. O governador Eduardo Leite, acompanhado pelo secretário de Logística e Transporte (Selt), Juvir Costella, anunciou, na manhã desta quarta-feira (11), um aumento de R$ 540 milhões no plano.
Com o novo aporte de recursos, o governo do Estado ampliou em 210% o valor de R$ 256 milhões previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), atingindo um total de R$ 796 milhões que serão investidos na infraestrutura viária do Rio Grande do Sul em 2023.
Para a região funcional de planejamento 7 – a qual abrange a região Celeiro – serão R$ 63,3 milhões em três ligações regionais, sete acessos municipais e 18 ações de conservação e recuperação de estradas.
Os recursos serão distribuídos, na região, para a conclusão das pavimentações da ERS-305 interligando Crissiumal, Horizontina e Três Passos e da ERS-165 entre Rolador e Cerro Largo.
O investimento também será na pavimentação dos acessos a Sede Nova, Alegria, Senador Salgado Filho, Rolador, Pirapó e Garruchos, além da conclusão da ponte no acesso a Braga.
Costella garantiu que a obra nos 42 km da ERS-305 será finalizada até o final da atual gestão do Executivo estadual. “A conclusão tão esperada vai acontecer neste governo no ano de 2025”. O secretário lembrou que já foram investidos R$ 47 milhões na pavimentação e, com o valor extra aportado, serão mais R$ 21 milhões para conclusão da obra.
Os valores adicionais serão destinados a projetos estratégicos. Em parte, serão utilizados para acelerar as obras já em andamento, garantindo que elas sejam concluídas de forma eficiente e dentro do cronograma. Também serão aplicados na construção de novos acessos municipais.
Serão executados 36 projetos de acessos municipais em todas as nove regiões funcionais do Estado, 30 ligações regionais e 168 obras de conservação ou recuperação. Os recursos anunciados se somam ao investimento anterior de mais de R$ 1,7 bilhão no biênio 2021-2022, totalizando R$ 2,5 bilhões destinados à melhoria da infraestrutura viária.
Para a recuperação de rodovias pavimentadas, o governo alocou um montante adicional de R$ 150 milhões, dos quais R$ 60 milhões serão direcionados exclusivamente para áreas impactadas pelas chuvas. Considerando o novo valor dos investimentos anunciado nesta quarta, R$ 190 milhões já foram desembolsados em julho, enquanto o restante será pago ao longo do mês de outubro.
Ainda durante a solenidade de anúncio, foram assinadas outras três ordens de início de obras para projetos de acessos municipais em Cerro Grande do Sul (RF 1), Amaral Ferrador (RF 5), e Garruchos (RF 7).

Com esse novo aporte de recursos, o Estado ampliou em 210% o valor de R$ 256 milhões previsto na Lei Orçamentária Anual. (Foto: Maurício Tonetto/Secom)
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Autor
redação
Em: 12/10/2023, 07:08

Maria Salete Ceolin Ottonelli estava em um Jeep Compass que colidiu frontalmente com outro veículo no Mato Grosso; colisão deixou três mortos

Unidas pela vida e pela rotina, Elizangela, Gisele e Daiane deixam um legado de amor, dedicação e sonhos interrompidos.

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Problemas estruturais causados por infiltração motivaram o bloqueio da via. Empresa responsável fará avaliação nesta terça-feira.

Morador afirma que fogo teria sido provocado criminosamente; ninguém ficou ferido

Ação conjunta com a DRACO de Santa Maria resulta na prisão de um homem e na apreensão de mais de 30 kg de maconha

O evento que celebra o aniversário de 33 anos do Grupo de Oração Nossa Senhora Aparecida.

Em entrevista à Rádio Uirapuru, o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, esclareceu a postura da entidade

Equipamentos estão sendo colocados no entroncamento das BRs 468 e 158; velocidade máxima permitida no trecho será de 50 km/h.

Entrou em vigor o reajuste de 20% nas tarifas das sete praças de pedágio administradas pela concessionária CCR ViaSul.

