Início Notícia Voltar

Santo Augusto foi o anfitrião do 2º Seminário Regional de Combate à Violência Contra a Mulher

Este é o segundo seminário desse tipo na região, sendo que a primeira edição ocorreu em 2022 na cidade de Coronel Bicaco.

11/08/2023 09:42 por redação


CapaNoticia

Foto: Prefeitura Santo Augusto


 

 

Resultado de uma colaboração entre a Secretaria de Habitação, Assistência Social e Cidadania (SEHAS), os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o evento ocorreu na tarde de quarta-feira, 09 de agosto, nas instalações do salão de eventos do Sicredi.

Este é o segundo seminário desse tipo na região, sendo que a primeira edição ocorreu em 2022 na cidade de Coronel Bicaco.

O seminário contou com a participação do Executivo Municipal, representado pelo Vice-prefeito Vanderlei, da Secretária da SEHAS e Presidente do COGEMAS da Região Celeiro, Márcia, da Secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Dorotéa, equipes das demais secretaria municipais, bem como de membros do Legislativo, incluindo os Vereadores Max e Omar. Além disso, marcaram presença o Delegado de Polícia Bruno, o Tenente Dias da Brigada Militar, representantes da Patrulha Maria da Penha de Três Passos e um público diversificado.

Após os discursos iniciais, a condução do evento foi entregue à palestrante Luciana Rolin, Comissária da Polícia Civil de Três Passos, que abordou o tema central do seminário: a violência contra a mulher.

Os CRAS e o CREAS lidam diariamente com situações de violência contra as mulheres. Essas entidades estão ativamente engajadas na luta contra essa forma de violência, buscando encontrar soluções e oferecer suporte às vítimas.

Com o intuito de enfrentar o aumento das situações de violência contra a mulher e suas complexas ramificações, o município de Santo Augusto lançou em 2022 o Projeto "Do Vazio à Resistência" no âmbito do CREAS. Através de atividades de escrita coletiva, as famílias assistidas pelo serviço compartilharam suas experiências e sofrimentos, culminando na produção de um livro que capturou essas vivências.

Em 2023, a dedicação em intervir contra a violência persiste, pois ainda enfrentamos desafios sociais e barreiras interpessoais.

Através de acolhimento, diagnóstico, orientação e planos de ação, o município busca a restauração e reparação dos danos causados.

Além do anfitrião Santo Augusto, tivemos a participação de profissionais de diversos municípios da região, como: Coronel Bicaco, São Valério do Sul, Humaitá, Esperança do Sul, São Martinho, Miraguaí, Chiapetta, Braga, Bom Progresso, Tenente Portela, Redentora, Derrubadas, Três Passos e Sede Nova. Também contou com momentos culturais, incluindo a apresentação da peça de teatro social "Tio Tony" da cidade de Teutônia e a peça teatral "Mãos de Eurídice", uma comédia interativa que provocou reflexões. O evento foi encerrado com um lanche para todos os presentes.

Lembramos que, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, e a Prefeita Lilian, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica Municipal, sancionou e promulgou as seguintes Leis: nº 3.132, de 02/12/2021 - institui a campanha permanente de educação e combate à violência contra a mulher no município de Santo Augusto e nº 3.112, de 16/09/2021 a qual veda a nomeação para cargos em comissão e função de confiança de pessoas que tenham sido condenadas pela lei federal 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

Prefeitura de Santo Augusto



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5