Agricultores protestam em Porto Xavier
Eles reivindicam medidas para diminuir ou barrar importações de produtos lácteos de países vizinhos, especialmente Argentina e Uruguai.
01/08/2023 13:47 por redação
Fotos: Luiz Carlos Pommer
Agricultores ligados a Fetag-RS e aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão mobilizados nesta terça-feira, 01, em um ato em Porto Xavier, na fronteira com a Argentina.
Eles reivindicam medidas para diminuir ou barrar importações de produtos lácteos de países vizinhos, especialmente Argentina e Uruguai.
Somente no primeiro semestre de 2023, a importação de lácteos, como leite e creme de leite, por exemplo, teve um aumento de 240% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, os subsídios dos governos da Argentina e Uruguai fazem os produtos lácteos dos países vizinhos terem custo mais baixo.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Augusto base Sao Valério do Sul está participando do ato. Em entrevista à Rádio Querência, o vice-presidente do STR, Luiz Carlos Pommer destacou que em "2016 o Estado tinha 80 mil produtores de leite, número que caiu para 40 mil de acordo com o último levantamento realizado em 2021. Com esse abandono da atividade leiteira, todos perdem, os empregos, o imposto que gerra pros municípios e a cadeia de insumos e sementes para pastagens, uma roda negativa".
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.