Rádio Querência

Semana será de choque térmico, com contraste entre extremos de frio e de calor

Novamente um ciclone afeta o tempo e derruba temperaturas, mas virada chega antes de sexta-feira com calor.
Semana será de choque térmico, com contraste entre extremos de frio e de calor

 

A semana será marcada por variações extremas de temperatura no Sul do Brasil. Na segunda-feira (17), cidades do Rio Grande do Sul tiveram temperaturas máximas próximas dos 10°C. Enquanto isso, na Serra de Santa Catarina, os termômetros chegaram a ficar abaixo de 0°C. E nesta terça (18), as temperaturas devem cair ainda mais.

No entanto, até o final de semana, essa situação deve mudar consideravelmente, pois os termômetros devem voltar a subir para 30°C ou até mesmo ultrapassar essa marca em boa parte da região.

E todo esse "choque térmico" é causado por um ciclone extratropical que está distante da costa brasileira, mas que levou ar polar sobre o continente, afetando fortemente as mínimas na Argentina, que marcou -22,5°C.

Bloqueio atmosférico

 

Na quarta-feira (19), porém, o ar gelado se move em direção ao oceano, dando lugar a um bloqueio atmosférico que impedirá a chegada de frentes frias ou ciclones na região.

 

"O bloqueio atmosférico resultará em vários dias de tempo seco, com ventos transportando ar tropical quente do centro do país em direção ao Rio Grande do Sul, elevando as temperaturas", explica ao g1 Estael Sias, meteorologista da MetSul.

 

"Teremos 10, talvez 12, 14 graus acima da média entre o domingo (23), a segunda e a terça-feira da próxima semana", acrescenta.

No Sudeste, por causa dessa frente fria, o tempo deve ficar mais instável no litoral de São Paulo, no Vale do Ribeira e no Vale da Paraíba nesta semana, embora quedas de temperaturas mais acentuadas não devam ser registradas.

No restante do país, como as regiões NorteNordeste Centro-Oeste, esse ciclone não terá influência no tempo.

Previsões por região

 

Sul

 

No Sul, até pelo menos a próxima segunda-feira (24), a previsão é de chuva em áreas de Santa Catarina e do Paraná, segundo o Inmet. Nessas regiões, os acumulados devem ser menores que 40 mm.

Já no Rio Grande do Sul e em áreas do norte do Paraná, o tempo ficará seco e sem chuva.

Em relação aos termômetros, por causa da passagem da frente fria, as temperaturas mais baixas da semana devem ser registradas nesta terça (18).

"A gente tem indicativos de temperaturas (mínimas) em torno de 1 até 3 graus Celsius em praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul nesta terça, pode ficar abaixo de zero nas regiões de serra. Isso é uma condição favorável à geada ampla e generalizada", explica o meteorologista Bruno Bainy, do Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp.

Previsão de temperatura máxima para o dia 21 de julho de 2023, às 15h (horário de Brasília). — Foto: INMET

Previsão de temperatura máxima para o dia 21 de julho de 2023, às 15h (horário de Brasília). — Foto: INMET

A Serra Catarinense e as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul também devem sentir um impacto do fenômeno.

Nas demais regiões do sul do país, como no leste do Paraná, as temperaturas devem cair de forma mais expressiva na virada desta terça para quarta-feira (19), mas elas não ficam tão baixas quanto no Rio Grande do Sul.

Segundo a MetSul, a massa de ar quente dominará o Rio Grande do Sul e diversas áreas do Sul do Brasil somente a partir da sexta-feira (21) e do sábado (22).

 

"Estamos passando por essa semana de extremos e isso deverá voltar a ocorrer até o final do inverno", explica Estael.

 

Veja as temperaturas previstas nas capitais para os próximos dias, segundo o Inmet:

 

  • Porto Alegre: mín. 5°C/máx. 14°C nesta terça (18); mín. 6ºC/máx. 17°C na quarta (19).
  • Florianópolis: mín. 12°C/máx. 14°C nesta terça (18); mín. 13°C/máx. 16ºC na quarta (19).
  • Curitiba: mín. 7°C/máx. 13°C nesta terça (18); mín. 7°C/máx. 11°C na quarta (19).

 

Agora compare com as temperaturas para o começo da próxima semana, segundo a Climatempo:

 

  • Porto Alegre: mín. 14°C/máx. 28°C no sábado (22); mín. 17°C/máx. 30°C no domingo (23) e mín. 19°C/máx. 30°C na segunda (24).
  • Florianópolis: mín. 16°C/máx. 22°C no sábado (22); mín. 16°C/máx. 23°C no domingo (23) e mín. 16°C/máx. 26°C na segunda (24).
  • Curitiba: mín. 11°C/máx. 22°C no sábado (22); mín. 12°C/máx. 21°C no domingo (23) e mín. 10°C/máx. 22°C na segunda (24).

Sudeste

 

Até a próxima semana a massa de ar seco também deixará o tempo estável e sem chuva no Sudeste. Não está descartada, entretanto, a ocorrência de chuvas em áreas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, leste de São Paulo e Minas Gerais. Nesses locais os acumulados devem ser inferiores a 30 mm.

Veja as temperaturas previstas nas capitais para os próximos dias, segundo o Inmet:

 

  • Belo Horizonte: mín. 15°C/máx. 28°C nesta terça (18); mín. 16°C/máx. 27°C na quarta (19);
  • Rio de Janeiro: mín. 16°C/máx. 28°C nesta terça (18); mín. 17°C/máx. 25°C na quarta (19).
  • São Paulo: mín. 14°C/máx. 19°C nesta terça (18); mín. 13°C/máx. 17°C na quarta (19).
  • Vitória: mín. 18°C/máx. 30°C nesta terça (18); mín. 17°C/máx. 26°C na quarta (19).

 

 

Centro-Oeste

 

O período seco já começou no Centro-Oeste – e a tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, segundo o Inmet.

Na região, a persistência de uma massa de ar seco deixará o tempo estável, quente e sem chuva em praticamente toda a semana.

Previsão de chuvas entre 17 de julho e 24 de julho em todo o Brasil. — Foto: INMET

Previsão de chuvas entre 17 de julho e 24 de julho em todo o Brasil. — Foto: INMET

Veja as temperaturas previstas nas capitais para os próximos dias:

 

  • Brasília: mín. 16°C/máx. 29°C nesta terça (18); mín. 16°C/máx. 29°C na quarta (19).
  • Campo Grande: mín. 14°C/máx. 28°C nesta terça (18); mín. 14°C/máx. 29°C na quarta (19).
  • Cuiabá: mín. 21°C/máx. 36°C nesta terça (18); mín. 18°C/máx. 34°C na quarta (19).
  • Goiânia: mín. 17°C/máx. 32°C nesta terça (18); mín. 15°C/máx. 31°C na quarta (19).

 

 

Nordeste

 

A previsão do Inmet indica chuva leve ao longo do litoral do Nordeste durante essa semana, especialmente na Bahia, a partir do próximo sábado (22), com possíveis acumulados maiores que 50 mm.

Por outro lado, devido à umidade vinda do oceano, Sergipe, Alagoas e o nordeste da Bahia terão acumulados menores. No Maranhão, Piauí e Bahia, espera-se tempo quente e seco.

Veja as temperaturas previstas nas capitais para os próximos dias:

 

  • Aracaju: mín. 22°C/máx. 29°C nesta terça (18); mín. 22°C/máx. 29°C na quarta (19).
  • Fortaleza: mín. 21°C/máx. 30°C nesta terça (18); mín. 21°C/máx. 30°C na quarta (19).
  • João Pessoa: mín. 22°C/máx. 29°C nesta terça (18); mín. 23°C/máx. 30°C na quarta (19).
  • Maceió: mín. 21°C/máx. 27°C nesta terça (18); mín. 22°C/máx. 27°C na quarta (19).
  • Natal: mín. 23°C/máx. 30°C nesta terça (18); mín. 24°C/máx. 29°C na quarta (19).
  • Recife: mín. 22°C/máx. 28°C nesta terça (18); mín. 22°C/máx. 28°C na quarta (19).
  • Salvador: mín. 23°C/máx. 29°C nesta terça (18); mín. 23°C/máx. 30°C na quarta (19).
  • São Luís: mín. 25°C/máx. 32°C nesta terça (18); mín. 24°C/máx. 33°C na quarta (19).
  • Teresina: mín. 22°C/máx. 35°C nesta terça (18); mín. 21°C/máx. 35°C na quarta (19).

 

Norte

 

A previsão é de volumes maiores que 20 milímetros (mm) no extremo norte da região Norte até o dia 24, ainda segundo o Inmet. Já em áreas do noroeste do Amazonas e centro-norte de Roraima, devido ao calor e a alta umidade, a previsão é de acumulados superiores a 50 mm.

Em Rondônia, Acre, Tocantins e sul da região, o tempo ficará seco e sem chuva.

Veja as temperaturas previstas nas capitais para os próximos dias:

 

  • Belém: mín. 24°C/máx. 34°C nesta terça (18); mín. 23°C/máx. 34°C na quarta (19).
  • Boa Vista: mín. 24°C/máx. 24°C nesta terça (18); mín. 23°C/máx. 33°C na quarta (19).
  • Macapá: mín. 25°C/máx. 33°C nesta terça (18); mín. 25°C/máx. 33°C na quarta (19).
  • Manaus: mín. 26°C/máx. 34°C nesta terça (18); mín. 26°C/máx. 35°C na quarta (19).
  • Palmas: mín. 20°C/máx. 36°C nesta terça (18); mín. 19°C/máx. 36°C na quarta (19).
  • Porto Velho: mín. 23°C/máx. 36°C nesta terça (18); mín. 23°C/máx. 37°C na quarta (19).
  • Rio Branco: mín. 21°C/máx. 35°C nesta terça (18); mín. 22°C/máx. 35°C na quarta (19).

 

Fonte: G1

R

Autor

redação

Em: 18/07/2023, 07:16

Mais lidas
Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente
Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente

Unidas pela vida e pela rotina, Elizangela, Gisele e Daiane deixam um legado de amor, dedicação e sonhos interrompidos.

Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto
Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto

Problemas estruturais causados por infiltração motivaram o bloqueio da via. Empresa responsável fará avaliação nesta terça-feira.

Mulher trans disputa o Concurso de Prendas neste final de semana
Mulher trans disputa o Concurso de Prendas neste final de semana

Em entrevista à Rádio Uirapuru, o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, esclareceu a postura da entidade

Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá
Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá

Morador afirma que fogo teria sido provocado criminosamente; ninguém ficou ferido

Últimas notícias
Após roubo em Santo Augusto, suspeito é capturado pela BM de Ijuí no acesso a Catuípe
Após roubo em Santo Augusto, suspeito é capturado pela BM de Ijuí no acesso a Catuípe

Indivíduo tentou evasão mas foi capturado no acesso a Catuípe

Bruno Pradella Machado fica com a faixa de 2ª Prenda pela 2ª Regiao Tradicionalista
Bruno Pradella Machado fica com a faixa de 2ª Prenda pela 2ª Regiao Tradicionalista

Bruno Pradella faz história ao conquistar título no concurso da 2ª RT Um marco na gestão tradicionalista regional

Chuvas intensas castigam estradas em Santo Augusto e Defesa Civil inicia vistorias nesta manhã
Chuvas intensas castigam estradas em Santo Augusto e Defesa Civil inicia vistorias nesta manhã

Efeitos do "El Niño" mobilizam a região; em Santo Augusto, transporte escolar foi cancelado nesta segunda-feira devido aos estragos nas vias do interior.