Rádio
Nenhum programa no ar
Morre Pedro Schwengber, diretor da Escola do Chimarrão
O diretor-executivo da Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber, morreu nesta terça-feira (30), aos 71 anos, em sua casa, em Venâncio Aires. A causa da morte não foi informada. Ele deixa dois filhos, Rosileia e Tiago.
Empresário, Schwengber começou a atuar na divulgação do chimarrão no final da década de 1990, com um trabalho que tinha como objetivo ampliar o consumo da bebida, beneficiando, assim, a cadeia produtiva da erva-mate, tradicional em Venâncio Aires, a Capital Nacional do Chimarrão. Em 2004, foi fundado o Instituto Escola do Chimarrão. Em 2016, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, concedida pela Assembleia Legislativa
De ônibus, Schwengber rompeu as divisas do Rio Grande do Sul ensinando a preparar os mais diferentes tipos de chimarrão, alguns até mesmo exóticos. Com bom humor, buscava desfazer mitos e reforçar a importância da bebida típica dos gaúchos. Percorreu diversos Estados e foi ao Exterior divulgar as tradições gaúchas.
Assim, tornou-se referência para reportagens sobre o chimarrão, com inúmeras as participações em programas de TV e de rádio — nesta segunda-feira (29), participou do programa Gaúcha+, na rádio Gaúcha, falando sobre a polêmica nas redes sociais em torno do chimarrão com Nutella. Na véspera, já havia dado entrevista a GZH sobre esse mesmo tema.
O governo Eduardo Leite, em postagem nas redes sociais, disse que na segunda-feira ainda encontrou com Schwengber em um evento em Rio Grande, no sul do Estado, "atento e gentil como sempre". "Um dedicado promotor da nossa cultura", escreveu.
A prefeitura de Venâncio Aires publicou uma nota de pesar nas redes sociais e decretou luto oficial de três dias no município. "Foi ensinar São Pedro a preparar o chimarrão em 11 segundos e também os outros 36 tipos da nossa bebida preferida.... Ficamos por aqui, com orgulho do tamanho do Rio Grande, desse personagem inesquecível da história do nosso município", diz o texto.
Fonte: GZH
Fonte: GZH
Autor
Bruno Vargas
Em: 31/05/2023, 05:54

Ação integrada entre Brigada Militar, Polícia Civil e Força Tática integra a Operação Cerco Fechado para combater a criminalidade na cidade.

Com a captura do suspeito neste domingo, forças de segurança concluem a responsabilização de todos os investigados pelo homicídio e pela ocultação do corpo da vítima santo-augustense.

Honda Civic e Chevrolet S10, ambos com placas de Ajuricaba, colidiram no km 75 da rodovia; vítima fatal foi identificada como Nathanael Soares

Acidente envolvendo Fiat Siena e GM Meriva também deixou um casal ferido no final da tarde deste domingo.

Márcio Abreu de Oliveira, de 48 anos, atuava no setor de raio-X da instituição; colisão frontal deixou outras duas pessoas feridas

Festejos Farroupilhas ganham força na região com a chegada do fogo simbólico às entidades tradicionalistas, com previsão de chegada a Santo Augusto neste domingo.

Reunião com as equipes interessadas acontece no dia 21 de setembro, na Câmara de Vereadores

A programação conta com palestras e debates voltados à promoção de informações, sensibilização e troca de experiências sobre o aleitamento materno.

Evento acontece no Araçá Conveniência e terá venda de roupas, calçados e acessórios em benefício da causa animal

A Justiça Eleitoral da 107ª Zona Eleitoral emitiu comunicados importantes relativos à organização e aos locais de votação em Santo Augusto para as Eleições Gerais de 2026.

Evento começa às 8h30 e reúne escolas, entidades e forças de segurança; Rádio Querência transmite tudo na íntegra
