Rádio Querência

RS confirma mais dois óbitos por dengue; total chega a seis neste ano

Vítimas são homens com 65 e 99 anos, ambos com comorbidade
RS confirma mais dois óbitos por dengue; total chega a seis neste ano

 

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou mais duas mortes por dengue na noite desta quinta-feira. Com isso, o Estado soma seis óbitos pela doença neste ano. Entre duas novas vítimas está um homem de 65 anos, residente em Lindolfo Collor, com comorbidade, e um homem de 99 anos, residente em Ijuí, também com comorbidade. 

Na quarta-feira, a SES havia confirmado a morte de um jovem de 23 anos, residente do município de Joia. O rapaz tinha comorbidades, como síndrome de Down, obesidade e cardiopatia.

Neste ano, o RS já registra 5.478 casos confirmados da doença, dos quais 5.014 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).

Em 2022, o RS registrou seus maiores índices da doença em toda sua série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram 66 óbitos em virtude da dengue ano passado.

Principais sintomas:

- febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos
- dor de cabeça,
- dor no corpo,
- dor nas articulações,
- mal-estar geral,
- náusea,
- vômito,
- diarreia,
- manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Prevenção

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.

Fonte: Correio do Povo

A

Autor

André Motta

Em: 14/04/2023, 05:33

Últimas notícias
SUS adota novo exame para detectar câncer de intestino antes dos sintomas
SUS adota novo exame para detectar câncer de intestino antes dos sintomas

Ministério da Saúde vai anunciar protocolo inédito que prevê uso do teste FIT para homens e mulheres de 50 a 75 anos sem sintomas. Exame é menos invasivo e pode ampliar diagnóstico precoce no país.

América convoca torcida para a final da Libertadores Regional
América convoca torcida para a final da Libertadores Regional

Na manhã desta quinta-feira, representantes do clube participaram de entrevista na Rádio Querência, onde reforçaram o convite à comunidade para apoiar o América na decisão.

Seguros Cotricampo é destaque durante Encontro de Consultores da CCSA
Seguros Cotricampo é destaque durante Encontro de Consultores da CCSA

Cooperativa recebeu premiações e fortaleceu relacionamento com demais cooperativas vinculadas à corretora