Rádio Querência

Polícia Federal faz operação contra trabalho escravo na Serra

Houve o cumprimento de sete mandados judiciais de busca e apreensão em Bento Gonçalves e Garibaldi.
Polícia Federal faz operação contra trabalho escravo na Serra
Foto: PF / Divulgação / CP

 

 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira a operação Descaro com o objetivo de combater o trabalho escravo na região da Serra. Agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão, sendo seis deles em Bento Gonçalves e um em Garibaldi. Uma das ordens judiciais foi acompanhada pela Corregedoria Geral da Brigada Militar, por envolver um policial militar. Entre os alvos estavam um empresário baiano e o proprietário de uma pousada.
Houve o recolhimento de dez armas, farta munição e 11 carregadores por parte do Exército Brasileiro em Bento Gonçalves. O armamento está registrado no Sistema do Exército (Sigma) e regularizado na modalidade Caçador/Atirador/Colecionador (CACs). 

Conforme a PF, a ação visa aprofundar as investigações e coletar novos elementos de prova para esclarecimento dos fatos ocorridos em 22 de fevereiro passado, quando 207 trabalhadores baianos foram resgatados em condição análoga a de escravo.
Até o momento, seis pessoas envolvidas no esquema foram identificadas. Elas foram os alvos das medidas judiciais executadas nesta manhã. Há suspeita de que integrem uma organização criminosa voltada à prática do crime de submissão ao trabalho escravo.

O trabalho investigativo apontou que os trabalhadores eram recrutados em outros estados, principalmente na Bahia, por uma empresa prestadora de serviços de apoio administrativo. Os relatos indicam que as vítimas resgatadas estavam sem receber salários, contraiam dívidas com juros abusivos e tinham a sua liberdade de locomoção restringida, além de sofrerem agressões físicas.

Fonte: Correio do Povo

A

Autor

André Motta

Em: 17/03/2023, 06:12

Últimas notícias
Cresol SIGA: Lar de idosos realiza reforma com apoio de crédito da Cresol
Cresol SIGA: Lar de idosos realiza reforma com apoio de crédito da Cresol

Dulce Avozani, proprietária do Lar Boa Convivência, trouxe melhorias nos banheiros e implantou um sistema de reaproveitamento de água

Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí
Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí

Homem de 50 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local

Senado aprova renovação automática da CNH para bons condutores
Senado aprova renovação automática da CNH para bons condutores

Texto agora segue para sanção presidencial

Pesquisa Quaest: Lula tem 42% e Flávio Bolsonaro 41% das intenções de voto no segundo turno
Pesquisa Quaest: Lula tem 42% e Flávio Bolsonaro 41% das intenções de voto no segundo turno

No primeiro turno o atual presidente lidera com 39%. O pré-candidato do PL tem 33%

Agricultor morto por PMs: Polícia Civil faz reconstituição da ação no RS
Agricultor morto por PMs: Polícia Civil faz reconstituição da ação no RS

A simulação foi dividida em dois momentos: primeiro, com a versão apresentada pelos policiais militares que participaram da ação; depois, com a versão da viúva do agricultor.