Início Notícia Voltar

Polícia Federal faz operação contra trabalho escravo na Serra

Houve o cumprimento de sete mandados judiciais de busca e apreensão em Bento Gonçalves e Garibaldi.

17/03/2023 09:12 por André Motta


CapaNoticia

Foto: PF / Divulgação / CP


 

 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira a operação Descaro com o objetivo de combater o trabalho escravo na região da Serra. Agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão, sendo seis deles em Bento Gonçalves e um em Garibaldi. Uma das ordens judiciais foi acompanhada pela Corregedoria Geral da Brigada Militar, por envolver um policial militar. Entre os alvos estavam um empresário baiano e o proprietário de uma pousada.
Houve o recolhimento de dez armas, farta munição e 11 carregadores por parte do Exército Brasileiro em Bento Gonçalves. O armamento está registrado no Sistema do Exército (Sigma) e regularizado na modalidade Caçador/Atirador/Colecionador (CACs). 

Conforme a PF, a ação visa aprofundar as investigações e coletar novos elementos de prova para esclarecimento dos fatos ocorridos em 22 de fevereiro passado, quando 207 trabalhadores baianos foram resgatados em condição análoga a de escravo.
Até o momento, seis pessoas envolvidas no esquema foram identificadas. Elas foram os alvos das medidas judiciais executadas nesta manhã. Há suspeita de que integrem uma organização criminosa voltada à prática do crime de submissão ao trabalho escravo.

O trabalho investigativo apontou que os trabalhadores eram recrutados em outros estados, principalmente na Bahia, por uma empresa prestadora de serviços de apoio administrativo. Os relatos indicam que as vítimas resgatadas estavam sem receber salários, contraiam dívidas com juros abusivos e tinham a sua liberdade de locomoção restringida, além de sofrerem agressões físicas.

Correio do Povo



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5