Rádio Querência

Caravana sairá de Santo Augusto para doação de sangue em Santa Rosa

Interessados devem fazer inscrição
Caravana sairá de Santo Augusto para doação de sangue em Santa Rosa
Foto: divulgação

 

Com a campanha do “Bloco dos que Salvam Vidas”, o Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) quer lembrar os doadores da importância da doação de sangue logo após o período de Carnaval.

Nesta época do ano, há uma baixa na oferta de sangue para disponibilizar aos hospitais gaúchos ao mesmo tempo, em que existe um aumento na demanda.

Em Santo Augusto, o Hospital Bom Pastor organiza caravana para doação de sangue. Será no dia 28 de fevereiro, com saída às 7 horas, em direção ao Hemocentro de Santa Rosa. Há 15 lugares disponíveis. Interessados devem fazer inscrição no hospital ou pelo telefone 3781 1012.

 

O que é preciso para doar

• Estar em boas condições de saúde;
• Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
• Pesar no mínimo 50 kg (com desconto de vestimentas);
• O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
• Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
• Ter dormido pelo menos seis horas antes da doação;
• Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
• Não fumar pelo menos duas horas antes da doação;
• Apresentar documento oficial de identidade com foto.

Quais são os impedimentos temporários

• Gripe ou febre;
• Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses;
• Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana;
• Tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses;
• Exposição à situação de risco para a aids (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas);
• Herpes labial.

Outros critérios que impedem a doação serão verificados por ocasião da entrevista de triagem. Mais informações podem ser obtidas diretamente no site Doação de Sangue (https://saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue

R

Autor

redação

Em: 21/02/2023, 10:47

Últimas notícias
SUS adota novo exame para detectar câncer de intestino antes dos sintomas
SUS adota novo exame para detectar câncer de intestino antes dos sintomas

Ministério da Saúde vai anunciar protocolo inédito que prevê uso do teste FIT para homens e mulheres de 50 a 75 anos sem sintomas. Exame é menos invasivo e pode ampliar diagnóstico precoce no país.

América convoca torcida para a final da Libertadores Regional
América convoca torcida para a final da Libertadores Regional

Na manhã desta quinta-feira, representantes do clube participaram de entrevista na Rádio Querência, onde reforçaram o convite à comunidade para apoiar o América na decisão.

Seguros Cotricampo é destaque durante Encontro de Consultores da CCSA
Seguros Cotricampo é destaque durante Encontro de Consultores da CCSA

Cooperativa recebeu premiações e fortaleceu relacionamento com demais cooperativas vinculadas à corretora

Caravana sairá de Santo Augusto para doação de sangue em Santa Rosa | Rádio Querência