Início Notícia Voltar

Mulher é presa e 10 cães são recolhidos após maus-tratos em São Leopoldo

A tutora era reincidente e já havia sido alertada para os cuidados que deveria ter com os animais 

03/02/2023 08:38 por redação


CapaNoticia

Uma das fêmeas adultas recolhidas com feridas e carrapatos Júlia Camargo / PMSL


 

Após denúncias, a Polícia Civil prendeu uma mulher por maus tratos na tarde desta quinta-feira (2), em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Na residência da suspeita, foram recolhidos 10 cães em condições insalubres, infestados por pulgas e carrapatos, além de estarem sem comida e água.  

A prisão ocorreu durante ação semanal promovida pela Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa), em parceria com o Grupamento Ambiental da Guarda Civil e com apoio da Polícia Civil. A operação integrada recebe o nome de Patrulha Canina.

Dos animais apreendidos, quatro eram filhotes – três machos e uma fêmea – e outras seis fêmeas jovens e adultas. O secretário de Proteção Animal, Walter Leo Verbist, explica que a tutora era reincidente e que já havia sido alertada para os cuidados que deveria ter com os animais. 

Segundo o secretário, ao chegar na casa, localizada no bairro Feitoria, a equipe se deparou com os animais doentes e soltos pela rua. A identidade da mulher não foi divulgada.

— Essa tutora não tem condições de manter esses animais. Por duas ocasiões já tínhamos estado nesta casa e orientamos ela, mas infelizmente nenhuma das nossas recomendações foi atendida, então não restou outra alternativa a não ser recolher os animais e a polícia acabou levando ela presa — comenta o secretário. 

Destino dos bichinhos 

As seis fêmeas jovens e adultas serão levadas para o canil municipal, que já vem sofrendo com a superlotação. O local, que tem espaço para 170 animais, hoje já conta com pelo menos 250 bichos hospedados. Devido a isso, os filhotes não podem ser levados para o abrigo e ficam em lares temporários disponibilizados por voluntários. 

Após receber o devido atendimento, os filhotes serão colocados para adoção na feira que ocorre no sábado, 11 de janeiro, das 9h ao meio-dia. A feira ocorre em parceria com a Central Animal Pet na Avenida João Corrêa esquina com a Marquês do Herval, no Centro. 

 

Gaúcha ZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5