Agricultores de Santo Augusto e São Valério do Sul encaminham PROAGRO devido à estiagem
Quebras na produtividade da cultura do milho variam de 40 a 80%
07/12/2022 14:44 por redação
Foto: Luiz Carlos Pommer
Agricultores de Santo Augusto e São Valério do Sul, ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais — STR já encaminham pedidos de PROAGRO devido aos prejuízos causados pela estiagem em lavouras de milho.
De acordo com o técnico e vice-presidente do STR, Luiz Carlos Pommer, as quebras na produtividade variam de 40 a 80% dependendo de critérios como estádio em que se encontra a lavoura, variedade e período sem chuva, visto que algumas regiões receberam chuvas, porém, em pouco volume.
Pommer informou que as lavouras mais afetadas foram as que receberam semeadura cedo, pois, a estiagem atingiu no pendoamento, ou seja, no início do estádio reprodutivo. Ele citou um caso específico, de uma lavoura localizada em São Jacó, onde a quebra na produtividade pode chegar até a 90%.
O Conselho Municipal da Agricultura de Santo Augusto, que envolve diversas entidades ligadas ao setor e também representantes de órgãos públicos, agendou reunião para a próxima semana, de modo a discutir medidas para amenizar os impactos causados pela falta de chuva.
No Estado, o Município de Tupanceretã foi o primeiro a decretar Emergência devido à estiagem que atinge a região. Além dos prejuízos na agricultura, famílias já estão sem água e recebendo apoio da Prefeitura.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.