Rádio Querência

CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, vence o Enart pela sétima vez

Grupo ficou em primeiro lugar na categoria Danças Tradicionais Força A, a mais disputada entre os adultos no evento
CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, vence o Enart pela sétima vez

 

Após dois anos, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) voltou a premiar a cultura gaudéria. O evento, que começou na sexta-feira (18) e terminou nesse domingo (20) em Santa Cruz do Sul, consagrou o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, como o vencedor da modalidade Danças Tradicionias Força A, a mais disputada na modalidade de adultos. 

O CTG é heptacampeão do Enart — em 2018, já havia conquistado a Força A seis vezes. O Rancho da Saudade também saiu vencedor nas categorias de Concurso Literário Gaúcho - Contos, com Everton luis dos Santos Campos. Em 2019, o campeão da Força A havia sido o CTG Tiarayú, de Porto Alegre. Já o vencedor da Força B neste ano foi CTG Sentinela do Forte, de Caçapava do Sul. 

Neste ano, além das competições em 20 modalidades, duas novidades foram incluídas: uma categoria de dança gaúcha de salão para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla e uma apresentação ao ar livre para a população de Santa Cruz do Sul, uma forma de popularizar a arte.

O Enart é organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), conta com patrocínio da prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Fruki e recebe financiamento da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac-RS).

Confira os vencedores em algumas categorias:

Danças Tradicionais - Força A:

  • 1º lugar: CTG Rancho da Saudade (Cachoeirinha)
  • 2º Lugar: CTG Tiarayú (Porto Alegre)
  • 3º lugar: CTG M'bororé (Campo Bom)
  • 4º lugar: CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí)
  • 5º lugar: PTG Bocal de Prata (Osório)

Danças Tradicionais - Força B:

  • 1º lugar: CTG Sentinela do Forte (Caçapava do Sul)
  • 2º lugar: CTG Os Desgarrados (Guaporé)
  • 3º lugar: CTG Gaspar da Silveira Martins (Ajuricaba)
  • 4º lugar: CTG Estância Velha da Tradição (Santana do Livramento)
  • 5º lugar: CTG Felipe Portinho (Marau)

Concurso literário gaúcho - contos

  • 1º lugar: Everton Luis  dos Santos Campos (CTG Ranho da Saudade)
  • 2º lugar:  Suzana Cappelaro Zamin (CTG Querência do Prata)
  • 3º lugar: Lucas Almeida de Oliveira (CTG Vaqueanos da Tradição)  

Fonte: Gaúcha ZH

R

Autor

redação

Em: 21/11/2022, 05:24

Últimas notícias
Edital do Enem 2026 é publicado; veja datas do exame
Edital do Enem 2026 é publicado; veja datas do exame

Provas serão aplicadas em 8 e 15 de novembro. O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção.

Cidade na fronteira com o RS pode fazer parte de roteiro do papa Leão XIV no Uruguai
Cidade na fronteira com o RS pode fazer parte de roteiro do papa Leão XIV no Uruguai

Segundo imprensa uruguaia, Pontífice pode visitar Rivera, vizinha de Santana do Livramento

Rio Grande do Sul entra em categoria de risco por aumento de casos respiratórios
Rio Grande do Sul entra em categoria de risco por aumento de casos respiratórios

Vírus da Influenza A segue com maior circulação no território gaúcho, causando casos graves e hospitalizações