Santo Augusto adere ao Programa Cidade Empreendedora
Santo Augusto também comemora a evolução da certificação de sua Sala do Empreendedor, que passou do Selo Bronze para o Selo Ouro
31/10/2022 13:50 por redação
Fotos: Eduardo Rocha
Assinatura do contrato aconteceu durante a 31ª Mercopar, em outubro, quando o município também conquistou a certificação Ouro para sua Sala do Empreendedor
O município de Santo Augusto, localizado na região Noroeste do RS, escolheu a Mercopar 2022 como cenário para formalizar sua adesão ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS.
A assinatura do contrato aconteceu na tarde do dia 19 de outubro, com a presença de autoridades municipais e dirigentes do Sebrae RS, em Caxias do Sul. “Estamos muito felizes em fechar esse convênio, pois ele vai contribuir para atingirmos alguns objetivos para o município, como a desburocratização dos serviços públicos, o fomento à educação empreendedora para as crianças e o fortalecimento da gestão municipal. Este é um projeto inovador, que vem se somar à gestão municipal para que nossa cidade cresça e se desenvolva cada vez mais”, afirma a prefeita Lilian Fontoura Depiere.
O escopo do Programa para Santo Augusto prevê a execução dos eixos Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Governamentais, Educação Empreendedora, Inspeção Municipal e Valorização das Empresas. “Por meio da Inspeção Municipal vamos buscar a ampliação do mercado para as agroindústrias locais, auxiliando-as no sistema de inspeção e adesão aos serviços integrados estadual e federal”, ressalta a prefeita.
Outro ponto destacado por Lilian é a Valorização das Empresas, por meio do qual será incentivada a participação dos empreendedores locais nas licitações da Prefeitura. “É importante que o dinheiro que nós temos que investir em licitações fique aqui na nossa comunidade. Então, vamos ofertar treinamentos na área de licitação e, também, palestras sobre sucessões familiares, tanto no campo quanto
na cidade”, aponta a prefeita.
No mesmo dia, Santo Augusto comemorou a evolução da certificação de sua Sala do Empreendedor, que passou do Selo Bronze para o Selo Ouro. A premiação também foi entregue durante evento na Mercopar, que certificou um número recorde de 119 cidades que se destacaram na excelência do atendimento a empreendedores locais.
Para o coordenador de Indústria e Comércio do município, Marcio Fontoura, a conquista é reflexo de um empenho maior por parte da Administração Pública, em parceria com o Sebrae RS, para oferecer serviços cada vez mais completos aos empreendedores locais. “Somos um município agrícola e a Prefeitura entende que precisa fortalecer o comércio local agilizando os atendimentos e qualificando as empresas e os empresários. Com isso, temos uma maior oferta de empregos e um maior crescimento na cidade”, aponta Fontoura.
Certificação
Resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Sebrae RS, o processo de certificação entregou aos municípios os troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Conhecidas por facilitar a vida dos MEIs e das MPEs na hora de abrir um negócio, oferecer consultorias e capacitação, as Salas do Empreendedor destaque atenderam a uma criteriosa metodologia de avaliação.
Hoje, existem 172 desses espaços em todo o Rio Grande do Sul, que impactam 81% das micro e pequenas empresas gaúchas. Neste ano, alguns novos critérios foram incluídos para a certificação, como a presença das Salas nas redes sociais, para o selo Bronze; e a realização de curso sobre a Lei de Liberdade Econômica pelo responsável da Sala, para o selo Diamante.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo o desenvolvimento econômico como um todo, através de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Adriana Zottis Moglia Comunicação Empresarial
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.