Rádio Querência

Eduardo Leite é reeleito governador do RS

Outros cinco governadores tentaram a reeleição no estado, mas acabaram derrotados.
Eduardo Leite é reeleito governador do RS
Foto: Joel Vargas

 

Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito, neste domingo (30), governador do Rio Grande do Sul. A vitória sobre Onix Lorenzoni (PL) foi confirmada às 18h58 com 89,68% das urnas apuradas. Essa é a primeira vez em que um político foi reeleito para o cargo.

Quando foi confirmada a eleição matematicamente, Leite tinha 57,1% e Onyx, 42,9% dos votos válidos.

Ainda que tenha renunciado ao cargo em março de 2022, Leite foi considerado candidato à reeleição pela Justiça Eleitoral. Isso significa que o político não poderá tentar outro mandato à frente do Palácio Piratini em 2026.

Ele reassume o cargo em 1º de janeiro de 2023.

 

Quem é Eduardo Leite

 

Natural de Pelotas, Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite tem 37 anos. Bacharel em direito, ele foi governador do Rio Grande do Sul entre 2019 e 2022.

Leite concorreu a vereador pelo PSDB em 2004, não sendo eleito. Quatro anos mais tarde, ele ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Pelotas. Em 2012, o político foi eleito prefeito do município, com 57,15% no segundo turno.

Leite não concorreu à reeleição em 2016 e, em 2018, foi eleito governador do estado. No segundo turno, o tucano derrotou o então governador José Ivo Sartori (MDB) com 53,62%. Em março de 2022, o político renunciou ao governo do estado, entregando o cargo para seu vice, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).

Fonte: G1/RS

R

Autor

redação

Em: 30/10/2022, 16:10

Últimas notícias
Braga decreta situação de emergência após fortes chuvas
Braga decreta situação de emergência após fortes chuvas

Município sofre graves danos estruturais devido ao temporal e busca agilizar o apoio às famílias atingidas.

Brigada Militar prende dupla suspeita de furto de pedras preciosas em Três Passos
Brigada Militar prende dupla suspeita de furto de pedras preciosas em Três Passos

Ação integrada entre o 7º e o 37º BPM interceptou veículo suspeito de envolvimento em crime ocorrido em Ametista do Sul.

Identificada vítima de feminicídio em Três de Maio
Identificada vítima de feminicídio em Três de Maio

Vítima tinha 41 anos. Feminicídio aconteceu na madrugada desta quinta-feira (2). Suspeito foi preso em flagrante e levado ao presídio de Santa Rosa.

Loja Tolotti celebra 52 anos de história e tradição em Santo Augusto com promoções especiais
Loja Tolotti celebra 52 anos de história e tradição em Santo Augusto com promoções especiais

Em entrevista à Rádio Querência, o empresário Paulo Ricardo Tolotti destacou o legado da família, a relação de proximidade com os clientes e as ofertas exclusivas do mês de aniversário.