Rádio
Nenhum programa no ar
Professor de Santo Augusto tem tese de doutorado indicada para Prêmio
A tese de doutorado do Professor Renato Pereira, da Rede Municipal de Ensino de Santo Augusto, foi indicada para o prêmio nacional da Capes.
A entidade confere distinção aos trabalhos de doutorado de relevância científica, tecnológica, cultural, social e de inovação. Intitulada “Entre valos e vêdos: territorialidades de permanência dos sujeitos das comunidades tradicionais rurais da Estrada da Lomba – Paraná”, a pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
O professor desenvolveu seu trabalho de doutorado a partir da metodologia da imersão, em parceria com a pesquisadora, Professora Tanize Tomasi, convivendo nas comunidades tradicionais rurais paranaenses em torno de 61 dias e mais de 1200 horas em campo, nos anos de 2018 e 2019. Comunidades quilombolas e faxinalenses foram o tema central do trabalho que abordou seus saberes-fazeres, religiosidade, ancestralidade e historicidade.
Renato comprovou pela pesquisa oral e documental que essas comunidades convivem em territorialidades de permanência que perduram no tempo e no espaço, o que confere legitimidade às práticas desses grupos sociais. Daí a importância de sua divulgação científica, com linguagem acadêmica mas com um texto acessível e de fácil compreensão. “Essa é uma tese de referência para entender o Brasil profundo”, destaca o Professor Nilson Cesar Fraga, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Biografia
Renato Pereira é paranaense e atualmente reside no município de Santo Augusto-RS. Estudou em escola pública e participou de diversas entidades de liderança estudantil, desde a educação básica até o doutorado, na UEPG.
Professor de História e de Geografia, tem licenciatura em Geografia, História e Pedagogia, especializações na área da educação e gestão da educação. Possui vasta experiência como gestor educacional e cultural, com MBA em Gestão Pública, pela Unicentro. É autor da obra poética “Duas casas para decorar” e dos livros infanto-juvenis “Mãe d’água”, “O time de Cuco” e “Onde nascem as borboletas”. É membro-fundador da cadeira nº 10 e vice-presidente da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul - Alenrio.
Atualmente, é supervisor escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Liberato.
Autor
redação
Em: 18/10/2022, 05:18

Corpo foi localizado na tarde deste sábado em uma estrada vicinal que conecta a BR-468 à Vila Industrial, mobilizando autoridades policiais na Região Celeiro.

Acidente aconteceu por volta do meio-dia desta quarta-feira; vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Bom Pastor

De cantores e influenciadores a veteranos da política: saiba quais nomes conhecidos do grande público não conquistaram votos suficientes nas eleições deste ano.

Robson Oliveira dos Santos foi executado a tiros após desentendimento em um bar na avenida central; autor fugiu e o caso é investigado.

Cassiano dos Santos Pinheiro, de 27 anos, foi encontrado morto a tiros dentro de veículo; polícia investiga o caso e despedida ocorre em Rincão Reúno.

Cassiano dos Santos Pinheiro, de 27 anos, foi encontrado morto a tiros dentro de veículo; polícia investiga o caso e despedida ocorre em Rincão Reúno.

Com uma emocionante viagem de quase 8 horas e raízes familiares ligadas aos antigos tropeiros, a jovem cantora superou dezenas de concorrentes e conquistou o 1º lugar no festival internacional.

Com emoção até os pênaltis, Grêmio Esportivo Santo Augusto supera o Botafogo em final eletrizante no Estádio João Kowalski e levanta a taça mais uma vez.

Mobilização realizada por amigos da Planaseg Santo Augusto busca arrecadar recursos para tratamento de grave problema neurológico.

Corpo foi localizado na tarde deste sábado em uma estrada vicinal que conecta a BR-468 à Vila Industrial, mobilizando autoridades policiais na Região Celeiro.

Ação da Brigada Militar durante a Operação Cerco Fechado resultou na apreensão de munições e arma branca na madrugada deste sábado.
