Início Notícia Voltar

Primavera começa com 3,8 ºC em Santo Augusto

A primavera de 2022 será a terceira seguida que vai transcorrer com o fenômeno La Niña 

23/09/2022 08:59 por Maira Kempf


CapaNoticia

Foto: Maira Kempf


 



Quem esperava por temperaturas mais agradáveis na primavera se decepcionou. Ao menos nesta primeira manhã da nova estação o clima foi de inverno.

A Estação Automática do INMET registrou 3,8 ºC em Santo Augusto às 5 horas desta sexta-feira, 23.

Isso porque, com a chegada da primavera, uma massa de ar de origem polar avançou para a região Sul do país.

A sexta-feira deverá ser de tempo firme e céu aberto em todas as regiões do território gaúcho e não há previsão de chuva. Mesmo com a presença do sol, o dia será frio.

O que esperar da primavera

O colorido das flores e das árvores já domina as cidades. A escuridão cedo no fim da tarde do inverno já passou. Os pássaros cantam dia e noite. Os sinais da primavera estão por todos os lados, mas a nova estação terá a influência mais uma vez do fenômeno La Niña que terá reflexos no clima.

A primavera começa com o Pacífico Equatorial sob condições de La Niña pelo resfriamento das águas e a alteração no regime de vento da região. Em uma situação rara, a primavera de 2022 será a terceira seguida que vai transcorrer com o fenômeno La Niña atuando, uma preocupação a mais para a agricultura do Sul do Brasil.

A primavera no Sul do Brasil deverá ter chuva irregular mais uma vez neste ano, assim como ocorreu nos anos de 2020 e 2021 com impacto na cultura de milho e alto risco de quebra de produtividade em muitas áreas. Espera-se uma grande variabilidade das precipitações de região para região na distribuição da chuva com tendência de volumes abaixo a muito abaixo da média histórica durante grande parte da primavera.

Temperatura na Estação

Como estação de transição para o verão, na primavera aumenta a frequência de dias de calor e diminui os de frio. O começo da estação ainda tem características mais amenas e até com frio em alguns dias, ao passo que o final já tem padrão típico de verão. Os dias de calor aumentam, especialmente entre novembro e dezembro, quando algumas jornadas são muito quentes com possibilidade de ondas de calor e marcas perto ou acima de 40ºC.

 

Com informações MetSul

 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5