Rádio Querência

Presidente sanciona campanha Agosto Lilás

Mês será dedicado ao combate à violência contra a mulher
Presidente sanciona campanha Agosto Lilás
Foto: Marcelo Casal JR

 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje (9) a lei que institui a campanha Agosto Lilás, de conscientização pelo fim da violência contra mulher. A sanção aconteceu na manhã desta sexta-feira, em cerimônia informal no Palácio da Alvorada, com a presença de autoridades e parlamentares mulheres.

O texto foi aprovado no Congresso em agosto e prevê que o poder público promova ações de conscientização da sociedade sobre as diferentes formas de violência contra a mulher, com a inclusão de atividades de prevenção e enfrentamento a condutas de discriminação, agressão ou coerção. Também devem ser difundidas as medidas que podem ser adotadas pelas vítimas, assim como as informações sobre a rede de suporte, os canais disponíveis para denúncia e os instrumentos de proteção.

A iniciativa pretende, ainda, promover a sensibilização por meio da iluminação de prédios públicos na cor lilás e veiculação de campanhas de mídia.

“Apesar dos avanços trazidos pela Lei Maria da Penha, que completou 16 anos, os números de violência, apesar de estarem em queda, evidenciam a necessidade de que novas medidas sejam adotadas por meio de políticas mais efetivas, haja vista o aumento das agressões agravadas em decorrência do isolamento social na pandemia”, destacou a Secretaria-Geral da Presidência, em nota.

Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que, no ano passado, uma mulher foi vítima de feminicídio a cada 7 horas, em média. Os registros de estupro de mulheres e meninas chegaram a 56.098 casos.

“Alguns estados e municípios já promovem ações pontuais que reconhecem o Agosto Lilás como o mês de conscientização pelo fim da violência contra mulher, bem como a própria Câmara dos Deputados, por meio da Secretaria da Mulher, realiza, anualmente, a campanha Agosto Lilás, em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha [7 de agosto]”, explicou a Presidência. “Assim, a sanção presidencial visa disseminar, em âmbito nacional, o conhecimento a respeito do enfrentamento da violência contra a mulher, provendo informações para a população a fim de reconhecer o papel importante da mulher para a sociedade brasileira e protegê-la em sua dignidade humana”, completou.

 

Fonte: Agência Brasil

R

Autor

redação

Em: 09/09/2022, 10:34

Últimas notícias
Polícia Civil prende pastor de 36 anos suspeito de abuso sexual contra criança de 3 anos em Três de Maio
Polícia Civil prende pastor de 36 anos suspeito de abuso sexual contra criança de 3 anos em Três de Maio

Homem foi preso na manhã desta sexta-feira (10) e atuava como recreacionista na igreja; vítima é filha de casal de pastores que denunciou o caso

Briga em Estacionamento de Supermercado Deixa Homem Ferido no Centro de Ijuí
Briga em Estacionamento de Supermercado Deixa Homem Ferido no Centro de Ijuí

Confusão começou após desentendimento no trânsito; um suspeito foi preso pela Brigada Militar e o outro segue foragido.

Copa das Regiões: Santo Augusto sedia clássico decisivo entre América e Flamengo neste sábado
Copa das Regiões: Santo Augusto sedia clássico decisivo entre América e Flamengo neste sábado

Enquanto decide o futuro no torneio dentro das quatro linhas, clube de Santo Augusto já planeja festa da Libertadores Regional com o Grupo Sambando para o dia 31 de julho.

Declaração Anual de Rebanho 2026: Prazo Encerra Hoje
Declaração Anual de Rebanho 2026: Prazo Encerra Hoje

Garanta o status sanitário da pecuária gaúcha e a abertura de novos mercados internacionais

Casal é indiciado por homicídio qualificado após morte de bebê de dois meses em Crissiumal
Casal é indiciado por homicídio qualificado após morte de bebê de dois meses em Crissiumal

Investigação da Polícia Civil aponta que pai e mãe são os autores das agressões que causaram traumatismo craniano na vítima; suspeitos negam o crime

El Niño se intensifica e tem 81% de chance de atingir força histórica até o fim do ano
El Niño se intensifica e tem 81% de chance de atingir força histórica até o fim do ano

Novo boletim da NOAA aponta que o fenômeno pode ser o maior já registrado desde 1950, com efeitos que devem se estender até meados de 2027