Rádio Querência

Morte de jovem em São Gabriel foi em decorrência de golpe, aponta perícia

Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, sofreu lesão na cervical que provocou hemorragia interna
Morte de jovem em São Gabriel foi em decorrência de golpe, aponta perícia

 

Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, morreu em decorrência de um golpe por objeto contundente, e não por afogamento. Os resultados da perícia confirmam o que a Polícia Civil já havia reunido na investigação do caso e que levou ao pedido de prisão dos policiais militares envolvidos na abordagem ao jovem por homicídio duplamente qualificado.

Segundo laudo de necropsia, Gabriel apresentava marcas no pescoço e sofreu uma lesão na cervical, o que ocasionou hemorragia interna. Quando foi deixado em um açude no município de São Gabriel, na Fronteira Oeste, já não estava respirando.

Essas são as conclusões do laudo que foram apresentadas na manhã desta segunda-feira (29) pela cúpula da Segurança Publica do Estado. Participam da coletiva o secretário da Segurança, Vanius Cesar Santarosa, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli, a diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias (IGP), Heloísa Helena Kuser, e o chefe da Polícia Civil, delegado Fábio Motta Lopes.

Em depoimentos dados no sábado (27) à Polícia Civil e no domingo (28) à Corregedoria da BM, os três policiais investigados mantiveram uma mesma versão: sustentaram que não espancaram ou assassinaram o rapaz.

De acordo com o chefe da Polícia Civil, delegado Fábio Motta Lopes, o laudo apresentado pelo IGP "confirma a versão que as testemunhas já haviam apresentado na investigação" e reforçam os indícios colhidos pela polícia, que levaram ao pedido de prisão preventiva por suspeita de homicídio duplamente qualificado na semana passada.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli, também afirmou que o laudo reforça a ideia de que a morte de Gabriel foi "homícidio doloso".

"[Os indícios apontados no laudo pericial] nos motivam ao encaminhamento, nas próximas horas, de um inquérito policial militar para a Justiça Militar", disse. Segundo ele, serão apontados crimes militares como falsidade ideológica e ocultação de cadáver, além de outras "condutas transgressionais".

Além disso, segundo o comandante-geral, será aberto um procedimento chamado conselho de disciplina, que deve levar à exclusão dos três policiais dos quadros da Brigada Militar.

Relembre o caso

Natural de Guaíba, Gabriel — que tinha se mudado havia apenas 15 dias — foi abordado no final da noite de 12 de agosto, no bairro Independência, em São Gabriel. Após ser levado na viatura pelos três PMs, não foi mais visto. Uma semana depois, o corpo dele foi encontrado a dois quilômetros de onde ocorreu a abordagem, dentro de um açude.

Na ocorrência, os policiais haviam registrado que revistaram Gabriel e o liberaram. Com o sumiço, foram ouvidos em inquérito policial militar e admitiram ter levado o jovem para a localidade de Lava Pé. Alegando inocência, as defesas disseram que foi ele quem pediu para ser deixado naquele local, pois estaria procurando a casa de familiares.

No último dia 23, a juíza Juliana Neves Capiotti, da Vara Criminal de São Gabriel, decretou a prisão preventiva do trio. Os policiais — os soldados Raul Veras Pedroso e Cléber Renato Ramos de Lima e o segundo-sargento Arleu Júnior Cardoso Jacobsen — estão presos desde 19 de agosto por determinação da Justiça Militar. O decreto ocorreu em função de irregularidades na condução da ocorrência.

Fonte: GaúchaZH

R

Autor

redação

Em: 29/08/2022, 10:36

Mais lidas
Professora é a vítima fatal de colisão frontal na BR-468, em Três Passos
Professora é a vítima fatal de colisão frontal na BR-468, em Três Passos

O acidente ocorreu no início da noite deste domingo (6) e deixou outra pessoa ferida em estado grave.

Mulher morre em grave acidente entre dois veículos na BR-468, em Três Passos
Mulher morre em grave acidente entre dois veículos na BR-468, em Três Passos

Passos Colisão envolvendo um automóvel Ford Focus e uma caminhonete Chevrolet S10 ocorreu na noite deste domingo

Colisão entre veículos é registrada na manhã desta segunda-feira em Santo Augusto
Colisão entre veículos é registrada na manhã desta segunda-feira em Santo Augusto

Colisão lateral envolveu um Ford Fiesta preto e um Fiat Uno branco nas primeiras horas desta segunda-feira; ninguém ficou ferido com gravidade.

107ª Zona Eleitoral informa mudança em local de votação e novo edital de substituição de mesários em Santo Augusto
107ª Zona Eleitoral informa mudança em local de votação e novo edital de substituição de mesários em Santo Augusto

A Justiça Eleitoral da 107ª Zona Eleitoral emitiu comunicados importantes relativos à organização e aos locais de votação em Santo Augusto para as Eleições Gerais de 2026.

Farmácia São Rafael é inaugurada em Santo Augusto
Farmácia São Rafael é inaugurada em Santo Augusto

Estabelecimento sucede a Big Farma, mantém equipe e atendimento e passa a integrar uma rede de franquias

Últimas notícias
AESMA estreia em casa pela 1ª Copa Regional de Futsal nesta sexta-feira em São Martinho
AESMA estreia em casa pela 1ª Copa Regional de Futsal nesta sexta-feira em São Martinho

Jogo terá transmissão pelo Rádio em 91.5FM e pelas plataformas digitais

Corsan promoveu o 1º Encontro de Líderes em Santo Augusto para reforçar diálogo comunitário
Corsan promoveu o 1º Encontro de Líderes em Santo Augusto para reforçar diálogo comunitário

Reunião reuniu lideranças locais no CRAS do município para apresentar projetos sociais e ouvir demandas da população

Acidente na BR-386 deixa quatro pessoas feridas em colisão entre quatro veículos
Acidente na BR-386 deixa quatro pessoas feridas em colisão entre quatro veículos

O fato ocorreu no trecho entre Sarandi e Carazinho, nas proximidades da Serra do Segredo

Criança de 6 anos morre após ser atropelada por van em Santa Rosa
Criança de 6 anos morre após ser atropelada por van em Santa Rosa

Vítima chegou a ser levada ao Corpo de Bombeiros e encaminhada à UPA, mas não resistiu aos ferimentos; Polícia Civil deve apurar as circunstâncias do acidente.

49ª Expointer encerra edição de 2026 com R$ 6,18 bilhões em negócios e mais de 900 mil visitantes
49ª Expointer encerra edição de 2026 com R$ 6,18 bilhões em negócios e mais de 900 mil visitantes

Setor de máquinas agrícolas impulsionou os resultados da feira, que também registrou números expressivos na pecuária e na agricultura familiar.