Início Notícia Voltar

Cidades do RS têm queda de chuva congelada

Inmet registrou sensação térmica de -17,6°C em São José dos Ausentes.

18/08/2022 18:02 por Maira Kempf


CapaNoticia

 

Quem espera neve na Serra do Rio Grande do Sul já teve uma primeira impressão do frio previsto para esta quinta-feira (18) na região. Por volta das 16h, houve queda de chuva congelada em São José dos Ausentes, município de 3,5 mil habitantes a 290 km de Porto Alegre. Veja o vídeo.

Segundo a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo, o vídeo mostra as gotas, o que indica ser chuva congelada.

"Se fosse neve, ia cair lentamente", explica.

 

A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) em São José dos Ausentes registrou temperatura de 2,1°C às 16h, com sensação térmica de -17,6°C.

Também houve registro de chuva congelada em cidades da fronteira com o Uruguai, em cidades como Santana do LivramentoAceguá e Piratini.

O que é chuva congelada?

 

A chuva congelada é uma das chamadas precipitações invernais. Ela ocorre quando a neve que cai de uma nuvem passa por uma camada de ar mais quente, derrete e vira chuva. Contudo, antes de chegar no solo, a gota congela.

neve chega ao solo sem derreter. Já a chuva congelante derrete após cair da nuvem e só congela quando toca o solo. Veja o infográfico abaixo.

Precipitações de inverno — Foto: Arte/g1

Precipitações de inverno — Foto: Arte/g1

 

Chance de neve

 

Segundo a Climatempo, parte da Serra tem chances moderadas a altas de neve entre esta quinta e sexta-feira (19). O fenômeno é mais provável em cidades como Bom JesusVacaria, São José dos Ausentes e Cambará do Sul.

Outras cidades da Serra, como Caxias do SulBento GonçalvesCanelaSão Francisco de Paula e Gramado também tem chance de neve, só que de moderada a baixa. Também há probabilidade do fenômeno na Região Norte do estado, em cidades como Erechim e Passo Fundo.

A última vez que o estado registrou neve foi em maio deste ano, ainda no outono.

G1



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Sábado Bom Demais

Ouça aqui

91.5 FM

Sabadão da Alegria
89.7
91.5