Aulas de gaita gratuitas para estudantes de Santo Augusto
Parceria entre o Instituto Renato Borghetti e a Prefeitura de Santo Augusto, viabilizou o projeto Fábrica de Gaiteiros no MunicÃpio
18/08/2022 11:24 por Maira Kempf
Foto: Prefeitura Santo Augusto
Foi oficializada na noite de quarta-feira, 18, a parceria entre o Instituto Renato Borghetti e a Prefeitura de Santo Augusto, que viabiliza o projeto Fábrica de Gaiteiros no Município.
Com esta iniciativa, estudantes que tenham entre 07 e 15 anos, poderão aprender a montar e tocar gaita de oito baixos, em aulas gratuitas, no Centro Municipal de Cultura. Coordenadora de Cultura e Turismo, Dorotéa Schaeffer, destacou que o município contratou o professor Márcio de Mello para ministrar as aulas, e as gaitas também serão disponibilizadas aos interessados.
O evento ocorreu no Parque do Sindicato Rural, e contou com a presença de autoridades, do idealizador do projeto, Renato Borghetti e crianças da Escola de Gaiteiros da Cidade de Lagoa Vermelha que após os pronunciamentos das autoridades, proporcionaram um grande show aos presentes. Santo Augusto é o 14º município do estado a aderir ao projeto. A iniciativa de trazer essa Escola para Santo Augusto teve a mediação do deputado Ernani Polo, que esteve presente na ocasião do lançamento.
O projeto visa difundir a cultura gaúcha e possibilitar a realização de uma atividade extraclasse. Na opinião da secretária de educação e cultura, Eliane Paier “este tipo de projeto, além de fomentar a atividade cultural gaúcha, é mais uma oportunidade de aprendizagem para os nossos jovens”.
No decorrer desse ano iniciará a seleção dos participantes e após esse processo, começarão as aulas práticas.
Com informações Prefeitura Santo Augusto
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.