Projeto Fábrica de Gaiteiros será lançado em Santo AugustoÂ
O lançamento do projeto será nesta quarta-feira, dia 17 de agosto, às 18h30min no Parque do Sindicato Rural de Santo Augusto.
16/08/2022 07:50 por Maira Kempf
Foto: Divulgação
A Fábrica de Gaiteiros é um projeto idealizado pelo músico, Renato Borghetti, voltado à sociedade que forma alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos.
Em Santo Augusto, o projeto foi viabilizado após tratativas da Secretaria de Educação e Cultura — SMEC, através da Coordenadoria de Cultura com o Instituto Renato Borghetti, com apoio do deputado estadual Ernani Polo.
O lançamento do projeto será nesta quarta-feira, dia 17 de agosto, às 18h30min no Parque do Sindicato Rural de Santo Augusto.
O evento contará com a presença do músico, Renato Borghetti e crianças da Escola de Gaiteiros da Cidade de Lagoa Vermelha, que na ocasião farão apresentações.
A Prefeitura informou que o projeto da Escola de Gaiteiros, ofertará aulas de gaita para alunos das redes de ensino de Santo Augusto, abrangendo estudantes de 08 a 12 anos e visa difundir a cultura gaúcha e possibilitar a realização de uma atividade extraclasse.
“Nesse projeto os participantes receberão as gaitas, aprenderão a montá-la e tocá-la. As aulas serão gratuitas, no Centro Municipal de Cultura onde o município contratará o professor que irá ministrar”, esclareceu a Coordenadora de Cultura e Turismo, Dorotéa Schaeffer.
No decorrer desse ano iniciará a seleção dos participantes e após esse processo, começarão as aulas práticas.
Na opinião da secretária de educação e cultura, Eliane Paier “este tipo de projeto, além de fomentar a atividade cultural gaúcha, é mais uma oportunidade de aprendizagem para os nossos jovens”.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.