Rádio Querência

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem transferir local de votação

Os pedidos podem ser feitos até 18 de agosto
Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem transferir local de votação

 

Desde segunda-feira (18), os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem pedir à Justiça Eleitoral transferência para votar em outra seção ou local de votação da sua circunscrição sem barreiras arquitetônicas. Os pedidos podem ser feitos até 18 de agosto.

O mesmo prazo serve para o eleitor que for acometido de algum impedimento físico momentâneo, que dificulte seu acesso à urna eletrônica.

O requerimento deve ser feito em qualquer cartório eleitoral, e o eleitor deve levar um documento oficial com foto. Um curador, apoiador ou procurador, acompanhado de autodeclaração ou documentação comprobatória da deficiência ou dificuldade de locomoção, também pode fazer a solicitação.

Além disso, o eleitor que souber de antemão que não estará no seu domicílio eleitoral no 1º e/ou no 2º turno da eleição, poderá solicitar habilitação para votar em trânsito nas capitais ou nos municípios com mais de 100 mil eleitores. Para fazer a solicitação, é necessário comparecer em qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor, apresentando documento oficial com foto.

 

Confira as regras

 

O local de votação pode ser transferido temporariamente para seção distinta da seção de origem para os seguintes eleitores:

 

  • pessoas que se encontrarem fora da unidade da Federação de seu domicílio eleitoral poderão votar em trânsito apenas na eleição para presidente da República;
  • as pessoas que se encontrarem em trânsito dentro da unidade da Federação de seu domicílio eleitoral poderão votar nas eleições para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual; e
  • as pessoas inscritas no exterior, que estiverem em trânsito no território nacional, poderão votar apenas na eleição para presidente da República.

 

Não será permitida a transferência temporária para mesas receptoras de votos instaladas no exterior.

É facultada a transferência temporária de seção eleitoral para votação no 1º turno, no 2º turno ou em ambos, às eleitoras e aos eleitores que se enquadrem nas seguintes situações:

 

  • em trânsito no território nacional;
  • presas e presos provisórios(as) e adolescentes em unidades de internação;
  • integrantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal Federal, Estadual e Distrital, dos Corpos de Bombeiros Militares e das Guardas Municipais, que estiverem em serviço por ocasião das eleições;
  • com deficiência ou mobilidade reduzida;
  • pertencentes às populações indígenas, quilombolas e comunidades remanescentes;
  • mesárias, mesários e pessoas convocadas para apoio logístico; e
  • juízas e juízes eleitorais, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral e promotoras e promotores eleitorais.

 

Havendo instalação de seções eleitorais em estabelecimentos penais e em unidades de internação de adolescentes custodiados(as), será assegurada, às agentes e aos agentes penitenciários(as), às polícias penais e às(aos) demais servidoras e servidores desses estabelecimentos, a transferência temporária para o exercício do voto.

Fonte: G1

M

Autor

Maira Kempf

Em: 19/07/2022, 08:40

Mais lidas
Professora é a vítima fatal de colisão frontal na BR-468, em Três Passos
Professora é a vítima fatal de colisão frontal na BR-468, em Três Passos

O acidente ocorreu no início da noite deste domingo (6) e deixou outra pessoa ferida em estado grave.

Mulher morre em grave acidente entre dois veículos na BR-468, em Três Passos
Mulher morre em grave acidente entre dois veículos na BR-468, em Três Passos

Passos Colisão envolvendo um automóvel Ford Focus e uma caminhonete Chevrolet S10 ocorreu na noite deste domingo

Colisão entre veículos é registrada na manhã desta segunda-feira em Santo Augusto
Colisão entre veículos é registrada na manhã desta segunda-feira em Santo Augusto

Colisão lateral envolveu um Ford Fiesta preto e um Fiat Uno branco nas primeiras horas desta segunda-feira; ninguém ficou ferido com gravidade.

107ª Zona Eleitoral informa mudança em local de votação e novo edital de substituição de mesários em Santo Augusto
107ª Zona Eleitoral informa mudança em local de votação e novo edital de substituição de mesários em Santo Augusto

A Justiça Eleitoral da 107ª Zona Eleitoral emitiu comunicados importantes relativos à organização e aos locais de votação em Santo Augusto para as Eleições Gerais de 2026.

Farmácia São Rafael é inaugurada em Santo Augusto
Farmácia São Rafael é inaugurada em Santo Augusto

Estabelecimento sucede a Big Farma, mantém equipe e atendimento e passa a integrar uma rede de franquias

Últimas notícias
Polícia Civil localiza criança de 2 anos após buscas em lavoura em Coronel Bicaco
Polícia Civil localiza criança de 2 anos após buscas em lavoura em Coronel Bicaco

Mobilização rápida dos agentes permitiu encontrar a garota encoberta por plantação de um metro de altura; ela recebeu primeiros socorros e foi encaminhada ao hospital com a mãe.

Anvisa aprova primeiros genéricos de liraglutida para tratamento de diabetes e obesidade
Anvisa aprova primeiros genéricos de liraglutida para tratamento de diabetes e obesidade

Liberação concedida à farmacêutica EMS permite a venda de canetas injetáveis pelo nome do princípio ativo, ampliando o acesso a terapias de controle de peso e glicemia.

Santo Augusto realiza distribuição da Chama Crioula neste sábado e abre oficialmente a Semana Farroupilha
Santo Augusto realiza distribuição da Chama Crioula neste sábado e abre oficialmente a Semana Farroupilha

Com percurso por entidades e abertura oficial agendada para o Centro de Cultura, o município se prepara para celebrar as tradições gaúchas no dia 12 de setembro.

Advogada é presa em Ijuí suspeita de transferir vítimas de exploração sexual para outro cativeiro
Advogada é presa em Ijuí suspeita de transferir vítimas de exploração sexual para outro cativeiro

Investigações apontam que a defensora descumpriu acordo com o Ministério Público

Criança de 5 anos morre após sofrer mal súbito em Santo Ângelo
Criança de 5 anos morre após sofrer mal súbito em Santo Ângelo

Socorristas tentaram reanimação, mas menina não resistiu; causa da morte será apurada por perícia