Rádio
Nenhum programa no ar
RS confirma terceiro caso de varíola dos macacos
Sobre a ocorrência de casos de monkeypox no Estado, a Secretaria da Saúde (SES) informa que foi confirmado na sexta-feira (8) mais um caso, somando três confirmados da doença até o momento.
De acordo com informações divulgadas pela Vigilância Epidemiológica de Uruguaiana, a paciente é uma mulher de 52 anos que viajou durante o mês de abril e maio e esteve na Espanha, Portugal e França, países com transmissão comunitária declarada da doença. A paciente passa bem e conta com acompanhamento domiciliar.
Dois casos já haviam sido confirmados anteriormente, um homem da Região Metropolitana e outro, morador do exterior em viagem à Região Metropolitana. Os três casos já passaram por atendimento médico e estão sendo monitorados, assim como seus contatos, pela Secretaria Estadual da Saúde e Secretaria de Saúde do município.
Sobre a doença
A monkeypox é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A doença causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Quando a crosta desaparece, a pessoa deixa de infectar outras pessoas. O período de incubação é de seis a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.
O diagnóstico da doença é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético. O teste deve ser realizado em todos os pacientes que forem enquadrados na definição de caso suspeito. As amostras estão sendo direcionadas para os laboratórios de referência, que para o Rio Grande do Sul é o Instituto Adolf Lutz de São Paulo.
Fonte: G1/RS
Autor
Maira Kempf
Em: 11/07/2022, 04:46

Adiel Cristiano Nino, de 33 anos, residia atualmente em Palmitinho e era amplamente conhecido em sua terra natal. O sepultamento ocorre nesta terça-feira.

Samuel Edson Härtge da Silva recebeu atendimento na escola, foi encaminhado à UPA e posteriormente transferido para uma UTI pediátrica.

Motorista saiu ileso de colisão na rodovia, mas voluntários foram recebidos a tiros ao chegarem ao local; Polícia Civil investiga o caso.

Conforme as informações preliminares, a polícia trabalha com a hipótese de suicídio.

Festival celebra a tradição e revela grandes talentos da região em uma manhã de muita emoção e música no Parque de Exposições do Sindicato Rural.

Após café com a imprensa em 4 de agosto, feira confirma reestruturação do parque e atrativos; Rádio Querência fará a cobertura do lançamento

Por medida de segurança, rede deve ser considerada energizada, pois o retorno poderá ser antecipado.

Toda a arrecadação será destinada a custear deslocamentos, hospedagem e despesas essenciais da família entre Santo Augusto e Ijuí.

Fogo atingiu uma propriedade rural na comunidade de Duas Esquinas; ninguém ficou ferido e a quantidade de animais afetados ainda não foi informada


