Rádio
Nenhum programa no ar
TRE-RS firma acordo com partidos para conter a desinformação nas eleições de 2022
Na tarde de quarta-feira (6), foi realizada a assinatura do Compromisso pela Democracia, um acordo de cooperação firmado entre a Justiça Eleitoral gaúcha, representada pelo Comitê de Enfrentamento à Desinformação do TRE-RS, e todos os partidos políticos com representantes na Assembleia Legislativa do RS, visando reduzir os efeitos nocivos provocados pela disseminação da desinformação, durante todo o processo eleitoral deste ano.
O ato aconteceu na sala de capacitação da Escola Judiciária Eleitoral, Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), localizada no prédio-sede do TRE-RS, e contou com a presença de 12 representantes de partidos políticos. Representando o Regional gaúcho, estavam: o presidente da instituição, desembargador Francisco José Moesch; a vice-presidente e corregedora, desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak; e o diretor da EJERS e presidente do Comitê de Enfrentamento à Desinformação, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol. O desembargador Moesch explicou a importância da formalização do acontecimento, para que as eleições transcorram de forma segura e transparente.
No documento, os partidos se comprometem: a atuar como agentes colaboradores da Justiça Eleitoral, esclarecendo os seus correligionários e os cidadãos, em geral, acerca das características, procedimentos e funcionamento do processo de votação; participar da fiscalização de todas as fases de preparação e execução das eleições e do processamento eletrônico da totalização dos resultados; desestimular a desinformação, adotando estratégias preventivas e de contenção de seus efeitos negativos e; opor-se à divulgação ou compartilhamento de fatos sabidamente falsos, que atinjam a integridade do processo eleitoral.
Confira o documento na íntegra
Fonte: TRE-RS
Autor
Maira Kempf
Em: 08/07/2022, 12:18

Veículo colidiu contra o Posto Novo Horizonte na noite deste sábado (3); câmeras de segurança registraram o fato.

Acidente aconteceu por volta do meio-dia desta quarta-feira; vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Bom Pastor

De cantores e influenciadores a veteranos da política: saiba quais nomes conhecidos do grande público não conquistaram votos suficientes nas eleições deste ano.

Os primeiros resultados das seções eleitorais fora do Brasil mostram cenários divididos entre os principais candidatos, com forte movimentação de eleitores e longas filas em países europeus.

Candidato santo-augustense obteve mais de 83 mil votos, conquistou seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados e reafirmou o compromisso com as pautas gaúchas.

A partir de 29 de outubro, o Aeroporto Lauro Kurtz contará com frequências semanais às terças e sábados no fim de tarde, totalizando quatro voos diários no terminal.

A exibição segue até o dia 23 de outubro, dois dias antes da votação oficial, que ocorre no dia 25.

Unidade com 50 anos de tradição em Santo Augusto muda para o prédio ao lado, no antigo Lojão do Povo, e promete ofertas imperdíveis, chimarrão, pipoca e sorteio de brindes para os primeiros clientes a partir das 9h.

Linha de instabilidade avança pelo território gaúcho com previsão de acumulados expressivos de chuva e risco isolado de granizo e temporais severos.

Criança havia sido atendida no Hospital Bom Pastor, mas novas avaliações médicas indicaram a necessidade de encaminhamento para atendimento especializado.

Antes do último debate presidencial, emissora fará entrevistas individuais com os dois candidatos que disputam o segundo turno das Eleições 2026
