Rádio
Nenhum programa no ar
Santo Augusto apresenta queda no índice de infestação do Aedes Aegypti
O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) mostra que Santo Augusto está em uma condição satisfatória, com índice de 0,9%, para infestação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e, eventualmente, a febre amarela.
A coleta de dados é realizada a cada três meses pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde — SMS, e foi finalizada na terça-feira, 28.
De acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, quando inferior a 1 o índice indica condição satisfatória. De 1 a 3,9 configura-se situação de alerta e acima de 3,9 o parâmetro indica situação de risco.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram vistoriados 279 imóveis nos bairros Tiradentes, Santo Antônio, São João, Glória, São Francisco, Santa Rita, Centro, Getúlio Vargas e Santa Fé.
Mesmo em condição satisfatória, a conscientização da população é fundamental considerando que no Estado já são 59 óbitos. Em Santo Augusto, desde o início do ano, são 10 casos de dengue confirmados e cinco seguem em investigação. Dos confirmados, oito são autóctones.
Em comparação ao levantamento anterior, houve uma queda significativa no índice, de 5,2% para 0,9%. A redução nos casos se justifica pela estação, já que o combate pode ser mais eficiente durante o frio, visto o ciclo reprodutivo do mosquito ser mais lento, aliado a isso, com os casos confirmados, houveram vários bloqueios mecânicos, o que contribuiu para eliminar os focos com larvas.
Portanto, evite água parada e mantenha pátios e terrenos limpos e sem acúmulo de lixo.
Autor
Maira Kempf
Em: 29/06/2022, 06:23

Claudia foi diagnosticada com Insuficiência Venosa Crônica (IVC) severa em ambas as pernas.

Indivíduo tentou evasão mas foi capturado no acesso a Catuípe

Vice-governador entregou novo centro oftalmológico, confirmou grande investimento para diagnósticos por imagem, garantiu acessos asfálticos e projetou a corrida ao Piratini ao lado de Ernani Polo.

Bruno Pradella faz história ao conquistar título no concurso da 2ª RT Um marco na gestão tradicionalista regional

Deflagrada na manhã desta sexta-feira, a Operação Ruptura cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de sete suspeitos e na apreensão de armas, veículos e entorpecentes.

Ação ocorre das 7h às 12h30 no centro da cidade.

Município recebe van acessível do programa estadual "RS Sem Barreiras" em cerimônia oficial no Palácio Piratini Uma comitiva de São Valério do Sul, liderada pelo

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Nível do Rio Uruguai passa dos 9 metros em Tiradentes do Sul, enquanto operação recua para patamar seguro na divisa com Santa Catarina.


