Rádio
Nenhum programa no ar
Santo Augusto apresenta queda no índice de infestação do Aedes Aegypti
O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) mostra que Santo Augusto está em uma condição satisfatória, com índice de 0,9%, para infestação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e, eventualmente, a febre amarela.
A coleta de dados é realizada a cada três meses pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde — SMS, e foi finalizada na terça-feira, 28.
De acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, quando inferior a 1 o índice indica condição satisfatória. De 1 a 3,9 configura-se situação de alerta e acima de 3,9 o parâmetro indica situação de risco.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram vistoriados 279 imóveis nos bairros Tiradentes, Santo Antônio, São João, Glória, São Francisco, Santa Rita, Centro, Getúlio Vargas e Santa Fé.
Mesmo em condição satisfatória, a conscientização da população é fundamental considerando que no Estado já são 59 óbitos. Em Santo Augusto, desde o início do ano, são 10 casos de dengue confirmados e cinco seguem em investigação. Dos confirmados, oito são autóctones.
Em comparação ao levantamento anterior, houve uma queda significativa no índice, de 5,2% para 0,9%. A redução nos casos se justifica pela estação, já que o combate pode ser mais eficiente durante o frio, visto o ciclo reprodutivo do mosquito ser mais lento, aliado a isso, com os casos confirmados, houveram vários bloqueios mecânicos, o que contribuiu para eliminar os focos com larvas.
Portanto, evite água parada e mantenha pátios e terrenos limpos e sem acúmulo de lixo.
Autor
Maira Kempf
Em: 29/06/2022, 06:23

Três das quatro vítimas eram naturais de Santo Augusto. A família havia participado do velório de Franklin Santos da Silva, pai de Michele, que morreu no dia 2 de novembro, no Hospital Bom Pastor.

Renê Dorneles, de 60 anos, desapareceu após sair de sua residência no bairro Petrópolis, no dia 30 de outubro. Familiares e conhecidos pedem ajuda para obter informações sobre seu paradeiro.

Noah Pereira da Silva, morador de Novo Barreiro, estava em um automóvel que se envolveu em uma colisão com uma caminhonete e um caminhão. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Prefeita Lilian confirmou a medida à reportagem da Rádio Querência. Famílias atingidas devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação para realizar o cadastro e solicitar materiais para reconstrução das residências.

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Seu Luiz e a esposa, Odila, estavam dormindo quando a força do vento derrubou uma das paredes do quarto. A estrutura caiu para o lado de fora e, por sorte, não atingiu o casal.

Em entrevista à Rádio Querência, secretário Elias da Silva atualizou as providências adotadas pelo município, informou sobre relatos de veículos arrastados pelo vento e orientou a população a redobrar os cuidados.

A PRF afirma ainda que a Corregedoria Regional instaurou uma investigação preliminar para apurar os fatos e que o policial citado está afastado do serviço operacional


