Rádio Querência

Caso Mirella: polícia indicia mãe e padrasto por tortura

Os dois estão presos. Polícia suspeita que criança era vítima de maus-tratos em casa.
Caso Mirella: polícia indicia mãe e padrasto por tortura
Foto: Reprodução

 

A Polícia Civil divulgou, na manhã desta quarta-feira (22), que indiciou por tortura qualificada a mãe e o padrasto da menina Mirella Dias Franco, de três anos, levada morta a uma unidade de saúde de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no dia 31 de maio. O conselheiro tutelar que atou no caso será indiciado por falso testemunho e falsificação de documento público. Ele teria agido de forma negligente em relação a suspeitas de maus-tratos contra a menina.

"Mirella deu entrada diversas vezes na rede pública de saúde com machucados, queimaduras e fraturas. Testemunhas contaram que já tinham visto ela [Mirella] com as mãos amarradas. Por isso, mãe e padastro foram indiciados por tortura, na modalidade castigo, qualificada com resultado morte, crimes pelos quais foram presos", disse a delegada Jeiselaure de Souza, responsável pela investigação.

Mirella foi levada à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Aparecida no dia 31 de maio. Segundo os médicos, a criança já chegou sem vida ao local. No dia 11 de junho, a mãe e o padrasto da menina foram presos preventivamente por suspeita de tortura com resultado morte.

Durante as investigações, a Polícia Civil verificou que o Conselho Tutelar teria negligenciado suspeitas de maus-tratos contra Mirella. Na última sexta-feira (17), o Ministério Público ajuizou uma ação civil pública para afastar e destituir do cargo o conselheiro tutelar suspeito de omissão na checagem das denúncias.

Na quinta (16), a Prefeitura de Alvorada informou que o Conselho Tutelar acatou a ordem do corregedor-relator do caso para "o imediato afastamento do Conselheiro de suas funções". Uma conselheira substitua já foi convocada. O nome do conselheiro não foi divulgado pelas autoridades.

Relembre o caso

 

A menina Mirella Dias Franco, de três anos, chegou morta à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Aparecida, em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no dia 31 de maio. Ela foi levada pelo padrasto, outras duas mulheres e uma criança. Imagens de câmeras de segurança mostram a família chegando ao local.

Segundo a polícia, médicos afirmam que ela já chegou sem vida ao local. O corpo estava com diversos hematomas. Na ocasião, mãe e padrasto disseram que os machucados eram de quedas em brincadeiras de criança.

No dia 11 de junho, a mãe, Lilian Dias da Silva, de 24 anos, e o padrasto, Anderson Borba Carvalho Júnior, de 27, foram presos pelo crime de tortura com resultado morte. Na ocasião, a defesa de Anderson informou que a família do padrasto negava qualquer rotina de violência com Mirella e que ele não apresentava um comportamento violento. Já a defesa de Lilian disse, na época, que a cliente é inocente, que vivia uma relação abusiva e não teve participação no crime.

Mãe foi presa em Canoas e padrasto, em Palhoça (SC) — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Mãe foi presa em Canoas e padrasto, em Palhoça (SC) — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Fonte: G1

M

Autor

Maira Kempf

Em: 22/06/2022, 08:02

Últimas notícias
Acidente envolvendo três veículos deixa quatro feridos na RS-155, em Ijuí
Acidente envolvendo três veículos deixa quatro feridos na RS-155, em Ijuí

Colisão registrada nas proximidades da localidade de Mauá mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU na noite desta sexta-feira

Carijo da Canção Gaúcha inicia neste sábado (23) com nove dias de programação em Palmeira das Missões
Carijo da Canção Gaúcha inicia neste sábado (23) com nove dias de programação em Palmeira das Missões

O festival reúne apresentações musicais, concursos culturais, atividades gastronômicas, oficinas, feira de negócios e o tradicional acampamento.

CTG Carreteiros dos Pampas completará 53 anos com almoço festivo
CTG Carreteiros dos Pampas completará 53 anos com almoço festivo

CTG lança campanha para novos associados e incentiva participação de crianças nas invernadas

Edital do Enem 2026 é publicado; veja datas do exame
Edital do Enem 2026 é publicado; veja datas do exame

Provas serão aplicadas em 8 e 15 de novembro. O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção.