Rádio Querência

BC eleva taxa Selic para 13,25% ao ano, maior juro básico desde 2017

Decisão foi tomada por unanimidade na reunião de quarta-feira (15) do Comitê de Política Monetária (Copom)
BC eleva taxa Selic para 13,25% ao ano, maior juro básico desde 2017

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic, juros básico da economia, de 12,75% para 13,25% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros. A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando estava em 13,75% ao ano. Esse foi o 11ª reajuste consecutivo na taxa Selic. Apesar da alta, o BC reduziu o ritmo do aperto monetário. Depois de dois aumentos seguidos de 1 ponto percentual, a taxa foi elevada em 0,5 ponto.

De março a junho do ano passado, o Copom tinha elevado a taxa em 0,75 ponto percentual em cada encontro. No início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em 1 ponto a cada reunião. Com a alta da inflação e o agravamento das tensões no mercado financeiro, a Selic foi elevada em 1,5 ponto de dezembro do ano passado até maio deste ano.

Com a decisão desta quarta-feira (16), a Selic continua num ciclo de alta, depois de passar seis anos sem ser elevada. De julho de 2015 a outubro de 2016, a taxa permaneceu em 14,25% ao ano. Depois disso, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018. A Selic voltou a ser reduzida em agosto de 2019 até alcançar 2% ao ano em agosto de 2020, influenciada pela contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Esse era o menor nível da série histórica iniciada em 1986.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em maio, o indicador fechou em 11,73% no acumulado de 12 meses, no maior nível para o mês desde 2015. Apesar da queda no preço da energia elétrica, por causa do fim das bandeiras tarifárias, a inflação continua pressionada pelos combustíveis.

O valor está bastante acima do teto da meta de inflação. Para 2022, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 5% neste ano nem ficar abaixo de 2%.

 

Fonte: Gaúcha ZH

M

Autor

Maira Kempf

Em: 16/06/2022, 05:25

Mais lidas
Secretário Municipal é investigado por fraude em contratação pública em Humaitá
Secretário Municipal é investigado por fraude em contratação pública em Humaitá

Secretário municipal e outros três investigados são indiciados por falsidade ideológica e estelionato

Suspeito de estupro de vulnerável é preso preventivamente em Santo Augusto
Suspeito de estupro de vulnerável é preso preventivamente em Santo Augusto

Homem de 39 anos foi localizado pela Polícia Civil e encaminhado ao presídio de Três Passos

Ernani Polo anuncia saída do Progressistas após mais de 30 anos e confirma filiação ao PSD
Ernani Polo anuncia saída do Progressistas após mais de 30 anos e confirma filiação ao PSD

Deputado afirma que decisão foi motivada por divergências internas e projeta nova etapa na carreira política

Grande apreensão de drogas é registrada em Santo Augusto após perseguição de mais de 30 km
Grande apreensão de drogas é registrada em Santo Augusto após perseguição de mais de 30 km

Ação conjunta entre forças de segurança resultou na localização de quase 47 kg de maconha e prisão de suspeitos

Últimas notícias
Santo Augusto passa a integrar Consórcio CITEGEM
Santo Augusto passa a integrar Consórcio CITEGEM

Santo Augusto teve seu ingresso aprovado por unanimidade

ENTREVISTA| “Serpentes não são malignas”, diz biólogo sobre aumento de casos na região
ENTREVISTA| “Serpentes não são malignas”, diz biólogo sobre aumento de casos na região

Aumento no aparecimento de cobras nesta época do ano preocupa moradores; especialista explica causas, orienta prevenção e destaca importância das espécies

TRE-RS mantém mandatos de prefeitos eleitos em Santo Augusto e Bom Progresso
TRE-RS mantém mandatos de prefeitos eleitos em Santo Augusto e Bom Progresso

Decisões unânimes rejeitam ações por suposto abuso de poder e irregularidades nas eleições de 2024; Justiça confirma resultados das urnas

Justiça suspende atividades de falsa psicóloga
Justiça suspende atividades de falsa psicóloga

Mulher atuava de forma ilegal como psicóloga em espaços públicos e privados, sem diploma ou registro no conselho profissional