Rádio Querência

Secretaria da Agricultura emite alerta sanitário para raiva herbívora no RS

Captura dos animais deve ser realizada somente pelos Núcleos de Controle da Raiva do Estado
Secretaria da Agricultura emite alerta sanitário para raiva herbívora no RS
Número de focos registrados em 2022 motivou alerta sanitário - Foto: Divulgação/Seapdr

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) emitiu nesta terça-feira (7/6) alerta sanitário para raiva dos herbívoros e está orientando os produtores rurais a vacinarem ou revacinarem seu rebanho para prevenir a doença. De janeiro até a primeira semana de junho deste ano foram registrados 39 focos em 20 municípios. Em todo o ano de 2021, foram notificados 48 focos em 21 municípios.

Os municípios com focos identificados neste ano são Barra do Ribeiro, Bossoroca, Caçapava do Sul, Caiçara, Candiota, Cerro Grande do Sul, Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí, Itacurubi, Muçum, Novo Hamburgo, Santa Margarida do Sul, Santiago, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Gabriel, São Lourenço do Sul, São Sepé e Unistalda.

“Nós estamos esperando um grande aumento no número de focos no Rio Grande do Sul, por isso este alerta sanitário, para que os produtores tenham consciência da necessidade de proteger seus animais”, alerta o coordenador do Programa de Controle de Raiva Herbívora da Secretaria da Agricultura, Wilson Hoffmeister.

Segundo ele, o aumento de casos de raiva registrados neste primeiro semestre de 2022, embora seja uma progressão do número de casos registrados em 2021, foi motivado pelas condições climáticas desfavoráveis para as colônias dos morcegos hematófagos (aqueles que se alimentam exclusivamente de sangue), como extremos de temperatura no início do ano, com registro de queimadas no Nordeste da Argentina e na fronteira oeste gaúcha, e depois o excesso de chuvas. “Estes fatores podem causar muitas dificuldades para as populações dos morcegos, causando estresse nas colônias, o que pode evidenciar aumento de casos ou maior dispersão da doença entre suas populações”, destaca Wilson.

A orientação para os produtores rurais é de que, ao localizarem novos refúgios de morcegos-vampiros, não tentem capturá-los por conta própria. “Os produtores devem comunicar imediatamente a localização destes refúgios à Inspetoria ou ao Escritório de Defesa Agropecuária do seu município”, alerta Wilson.

captura morcegos 1
 Foto: Divulgação/Seapdr

A captura dos animais é realizada somente pelos Núcleos de Controle da Raiva do Estado, devidamente capacitados e vacinados contra a raiva. As equipes são acionadas pelas regionais da Secretaria da Agricultura sempre que houver laudo positivo para raiva em herbívoro ou se forem constatados altos índices de mordedura em animais de produção (como bovinos, equinos, ovinos e suínos) em determinada região.

Em 2021, foram emitidos dois alertas sanitários nos meses de junho e outubro. A raiva herbívora é transmitida pelo morcego hematófago Desmodus rotundus. Alguns esconderijos habituais destes morcegos são troncos ocos de árvores, cavernas, fendas de rochas, furnas, túneis, casas abandonadas, entre outros.

Para mais informações, acesse: https://www.agricultura.rs.gov.br/pncrh-rs

Mapa Raiva Herbívora junho 2022
Mapa Raiva Herbívora junho 2022 - Foto: -

 

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr)

M

Autor

Maira Kempf

Em: 08/06/2022, 11:02

Últimas notícias
Projeto Entusiasmo retoma encontros na próxima segunda-feira em Santo Augusto
Projeto Entusiasmo retoma encontros na próxima segunda-feira em Santo Augusto

Atividade será realizada no salão paroquial e marca retorno após período de férias

Homem agride mulher e ameaça incendiar casa em Ijuí
Homem agride mulher e ameaça incendiar casa em Ijuí

Crime ocorreu na frente de três crianças; suspeito fugiu após espalhar gasolina e caso é investigado como possível tentativa de feminicídio

Unijuí celebra o primeiro aluno com síndrome de Down a se formar na universidade
Unijuí celebra o primeiro aluno com síndrome de Down a se formar na universidade

Lucas Forgiarini de Matos se formou no curso de Educação Física. Solenidade ocorreu no último sábado (21), justamente no Dia Internacional da Síndrome de Down

Bom Progresso: Júri do assassinato de Jarbas Heinle vai acontecer em Porto Alegre
Bom Progresso: Júri do assassinato de Jarbas Heinle vai acontecer em Porto Alegre

Processo apura a morte de Jarbas David Heinle, então secretário de Saúde e filho do prefeito de Bom Progresso

Secretaria da Agricultura emite alerta sanitário para raiva herbívora no RS | Rádio Querência