Rádio
Nenhum programa no ar
Hospital Bom Pastor diz que situação de desabastecimento de medicamentos é preocupante
O Hospital de Caridade de Ijuí — HCI anunciou a suspensão temporária de procedimentos eletivos no início desta semana, devido ao risco de desabastecimento de insumos pela falta de matéria-prima na indústria.
Em Santo Augusto, a direção do Hospital Bom Pastor informou que há falta de alguns medicamentos no mercado e que situação é preocupante. Entre os exemplos estão os soros, que estão sendo utilizados como prioridade para cirurgias na instituição.
A diretora Marilei Andrighetto, informou à reportagem que “a equipe busca de várias formas e com insistência a compra de medicamentos, mas estamos em alerta. Essa situação é estadual, nacional. […] No hospital, farmacêuticos tem feito trabalho atento e de substituição de medicamentos, padronização junto aos médicos, também como forma de garantir o abastecimento”.
Nos últimos dias, o número de pessoas que têm procurado a casa de saúde é crescente, muitos quadros com sintomas gripais, neste sentido, solicita-se, na medida do possível, para que todos redobrem os cuidados para preservar a saúde, principalmente neste momento de escassez de medicamentos e outros itens hospitalares.
O risco de desabastecimento é um quadro generalizado no País, devido aos impactos gerados pelo novo lockdown na China, após o país registrar um aumento de casos de Covid-19 em abril, afetando diretamente o comércio exterior das indústrias do Brasil. A ação pode desencadear uma nova crise de desabastecimento de insumos, produtos e componentes essenciais para a produção de grande parte das empresas brasileiras, assim como aconteceu no período mais agudo da pandemia. A China é o maior parceiro comercial do Brasil. Atualmente, cerca de 90% dos insumos usados no Brasil para a produção de medicamentos vêm da China e da Índia.
O Ministério da Saúde informou que trabalha com os conselhos municipais e estaduais de Saúde e com representantes das indústrias farmacêuticas para articular ações emergenciais que diminuam o desabastecimento de medicamentos.
Autor
Maira Kempf
Em: 07/06/2022, 05:23

Claudia foi diagnosticada com Insuficiência Venosa Crônica (IVC) severa em ambas as pernas.

Indivíduo tentou evasão mas foi capturado no acesso a Catuípe

Vice-governador entregou novo centro oftalmológico, confirmou grande investimento para diagnósticos por imagem, garantiu acessos asfálticos e projetou a corrida ao Piratini ao lado de Ernani Polo.

Bruno Pradella faz história ao conquistar título no concurso da 2ª RT Um marco na gestão tradicionalista regional

Deflagrada na manhã desta sexta-feira, a Operação Ruptura cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de sete suspeitos e na apreensão de armas, veículos e entorpecentes.

Ação ocorre das 7h às 12h30 no centro da cidade.

Município recebe van acessível do programa estadual "RS Sem Barreiras" em cerimônia oficial no Palácio Piratini Uma comitiva de São Valério do Sul, liderada pelo

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Nível do Rio Uruguai passa dos 9 metros em Tiradentes do Sul, enquanto operação recua para patamar seguro na divisa com Santa Catarina.


