Santo Augusto amanhece com a menor temperatura do ano
Frio intenso nesta terça-feira
31/05/2022 09:19 por André Motta
Foto: Maira Kempf
Santo Augusto registrou na manhã desta terça-feira, 31, a temperatura mais baixa no ano. Segundo dados da Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), às 7 horas a temperatura era de 2,6ºC.
Alguns ouvintes mandaram fotos da geada, veja abaixo.
Confira a previsão:
O amanhecer foi gelado com temperaturas negativas no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (31). No último dia de maio, as paisagens das cidades da Serra e dos Campos de Cima da Serra estavam cobertas de branco nas primeiras horas do dia.
Em Canela, por volta das 6h, os termômetros marcaram -1,3°C, a menor temperatura do ano no Estado nessa terça segundo a Climatempo. Na cidade, também foi registrada geada. Em Cambará do Sul, Bom Jesus e São José dos Ausentes os campos também estavam emoldurados pela camada branca. Em Vacaria, os termômetros também marcaram temperatura negativa com -0,5°C às 6h.
De acordo com a meteorologista Carine Gama, a frente fria que está entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e a massa de ar polar que estava prevista ficar mais no centro-sul do RS conseguiu subir um pouco mais e intensificar o frio na Serra.
— A previsão é que a semana seria fria, mas ainda muito úmida. Hoje (terça) será um dia gelado, na quarta volta a chover. A nebulosidade com a frente saiu do RS, e como não temos mais nuvens no estado e com a presença da massa de ar polar, as temperaturas despencaram nesta madrugada — explica Carine.
Ela ressalta que o frio intenso dessa terça é causado pelo avanço da massa de ar polar junto com o céu aberto.
— Isso permite perda de calor da superfície para atmosfera. A semana ainda será úmida e fria, com chuva aumentando em Caxias e região a partir de quarta. Amanhã (quarta) quando a chuva aumenta, a temperatura mínima não cai tanto.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.