Início Notícia Voltar

Saques do FGTS para nascidos em maio começam neste sábado

Recursos estarão disponíveis até 15 de dezembro, quando voltarão para a conta vinculada

13/05/2022 08:32 por André Motta


CapaNoticia

A Caixa Econômica Federal começa a liberar, neste sábado (14), os saques de até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os nascidos em maio. Conforme o calendário divulgado, a liberação dos recursos segue até 15 de junho, quando recebem os nascidos em dezembro (veja as datas abaixo).

O trabalhador precisa ficar atento, pois a maioria das cerca de 42 milhões de pessoas receberá o dinheiro automaticamente, na conta poupança social digital da Caixa Econômica Federal (Caixa Tem). Contudo, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, o cidadão precisa pedir a liberação dos recursos.
Todo o processo para pedir o saque é informatizado. O trabalhador não deve ir à agência da Caixa, precisando apenas entrar no aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserindo os dados solicitados. 

Outro ponto que o trabalhador precisa ficar atento é com relação à retirada do dinheiro. Os recursos estarão disponíveis até 15 de dezembro e voltarão para a conta vinculada do FGTS depois desta data, caso o dinheiro não seja gasto, retirado ou transferido para uma conta corrente.
Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem (leia detalhes abaixo), que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O Caixa Tem também permite o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros. 

O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS, com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital. 

Quem não quiser que o dinheiro seja retirado de sua conta do FGTS, deve acessar o aplicativo do Fundo ou o site fgts.caixa.gov.br para desfazer o recebimento do saque extraordinário. 

Calendário

Confira o calendário de pagamento baseado no mês de nascimento do trabalhador:

  • Nascidos em maio: 14 de maio
  • Nascidos em junho: 18 de maio
  • Nascidos em julho: 21 de maio
  • Nascidos em agosto: 25 de maio
  • Nascidos em setembro: 28 de maio
  • Nascidos em outubro: 1º de junho
  • Nascidos em novembro: 8 de junho
  • Nascidos em dezembro: 15 de junho

Gaúcha ZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5