Rádio Querência

Primeira semana de maio será de muita chuva e frio intenso na maior parte do Estado

Há alerta para temporais nas regiões Norte e Nordeste e na Serra
Primeira semana de maio será de muita chuva e frio intenso na maior parte do Estado

 

A primeira semana de maio será de frio e chuva em praticamente todo o Rio Grande do Sul, em razão do ciclone extratropical que deve atingir o Estado nos próximos dias. Em algumas regiões, o mau tempo começa a dar trégua a partir de quarta-feira (4), implicando em maior queda nas temperaturas. Em outras regiões, como Norte e Nordeste, a chuva será intensa em todos os dias, com o acumulado podendo atingir 300 milímetros até o fim da semana.

— O ciclone estimula tanto a formação de nuvens carregadas, quanto provoca ventos bastante intensos. Por isso, é uma semana em que se pode enfrentar problemas com alagamentos, deslizamento de terra e até queda de energia. É uma semana bem complicada para o Rio Grande do Sul — alerta Paula Soares, da Climatempo.

Temporais estão previstos para ocorrer já nesta segunda-feira (2), com maior intensidade na porções Norte e Nordeste e na Serra. No Litoral, rajadas fortes de vento são esperadas, enquanto o Sul do Estado deve ter variação de nuvens, mas sem chuva. As temperaturas baixas devem marcar o dia em todo o Rio Grande do Sul. 

Na Fronteira Oeste, região que vem sofrendo com a cheia de rios desde a semana passada, deve ocorrer chuva isolada e de moderada intensidade na segunda. Os maiores volumes serão registrados na terça-feira (3), com potencial para temporal — a situação deve melhorar na quarta, quando o ar seco ganha força nesta região, reduzindo a probabilidade de chuva.

A terça será chuvosa também nas outras regiões do Estado, devido ao avanço do ciclone extratropical. São esperadas chuvas volumosas, com raios e rajadas de vento. Além da Fronteira Oeste, ficam em alerta Norte, Nordeste, Serra e Litoral.

Na quarta-feira, o clima permanece chuvoso na maior parte do Rio Grande do Sul, mas com menor intensidade. As exceções são a Fronteira Oeste, onde vai predominar o tempo seco, e a Campanha, onde o sol aparece com muitas nuvens, mas não chove. Ainda há expectativa de ventania na porção Nordeste e, como nos dias anteriores, frio por todo o Estado.

Já na quinta-feira (5), a expectativa é de que a chuva vá diminuindo na maior parte das regiões. Então, ar frio de origem polar deve acentuar as temperaturas baixas. A partir de sexta-feira (6), o tempo firme e o frio intenso devem predominar, com possibilidade de geada na Serra.

 

Fonte: GaúchaZH

M

Autor

Maira Kempf

Em: 02/05/2022, 05:38

Mais lidas
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos

Gestação rara e de alto risco mobiliza família e comunidade, que se unem em orações e apoio à chegada dos quatro bebês

Família promove vaquinha online para custear cirurgia de cachorro em Santo Augusto
Família promove vaquinha online para custear cirurgia de cachorro em Santo Augusto

Paçoca foi diagnosticado com hérnia de disco grau 3 e passou a perder os movimentos das patas traseiras, necessitando de cuidados especiais.

Mudança de vida|  Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos
Mudança de vida| Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos

Empresário de 32 anos mudou hábitos, abandonou vícios e, com disciplina e acompanhamento médico, transformou a própria vida — hoje ele inspira outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.

Últimas notícias
Reunião em Porto Alegre trata de projeto de ampliação do Hospital Bom Pastor
Reunião em Porto Alegre trata de projeto de ampliação do Hospital Bom Pastor

Deputado Ernani Polo intermediou iniciativa que visa melhorar ainda mais estrutura da instituição de saúde

Idosa é presa por maus-tratos com morte de animais em Ijuí
Idosa é presa por maus-tratos com morte de animais em Ijuí

Suspeita de 78 anos foi conduzida ao presídio após flagrante da Brigada Militar em Ijuí

Vacinas contra o câncer: Brasil lidera consórcio internacional para prevenção e tratamento da doença
Vacinas contra o câncer: Brasil lidera consórcio internacional para prevenção e tratamento da doença

Parceria firmada pelo Ministério da Saúde com a Universidade de Oxford prioriza o desenvolvimento de imunizantes que estimulam o corpo humano a identificar e combater tumores

Brasil cria o primeiro porco clonado da América Latina com o objetivo de fornecer órgãos para o SUS
Brasil cria o primeiro porco clonado da América Latina com o objetivo de fornecer órgãos para o SUS

O nascimento representa um marco crucial para o avanço de um projeto ambicioso em curso no país: gerar suínos geneticamente modificados capazes de fornecer órgãos para transplantes em humanos sem provocar rejeição imunológica.

TSE mantém regras atuais e garante voto de presos provisórios em 2026
TSE mantém regras atuais e garante voto de presos provisórios em 2026

Decisão unânime impede aplicação imediata de nova lei e mantém seções eleitorais em presídios nas próximas eleições

Primeira semana de maio será de muita chuva e frio intenso na maior parte do Estado | Rádio Querência