Rádio Querência

Tiroteio durante disputa por terras termina com 4 mortos no sudoeste do Paraná, diz polícia

Comerciante e agricultor brigaram e morreram por ambos dizerem que eram proprietários da área.
Tiroteio durante disputa por terras termina com 4 mortos no sudoeste do Paraná, diz polícia
Vídeo mostra momento do confronto — Foto: Polícia Civil

 

Um tiroteio motivado por uma disputa de terras deixou quatro pessoas mortas em Bom Jesus do Sul, na região sudoeste do Paraná, segundo a Polícia Civil. O crime aconteceu na terça-feira (15), e os disparos foram registrados em um vídeo. Assista.

De acordo com a polícia, a área envolvida na discussão, em torno de 70 hectares, está em processo de inventário, e um comerciante e um agricultor da cidade alegam ter comprado a faixa.

As investigações apuraram que o agricultor plantou soja no terreno e que cuidava da lavoura. O comerciante ficou sabendo da plantação e resolveu ir até o local para tirar satisfações.

 

"Ambos se diziam proprietários dessa terra. Era uma causa que já estava sendo analisada pela Justiça", disse o delegado.

 

Duas pessoas de cada lado da disputa foram mortas no tiroteio. O comerciante e a mulher dele morreram ainda no local. O agricultor e um homem que trabalhava com ele foram socorridos, mas não resistiram.

O homem que gravou o vídeo foi preso.  Veja o vídeo. 

Na quinta-feira, 17, dois suspeitos de envolvimento no tiroteio se apresentaram à Polícia Civil e afirmaram, em depoimento, terem reagido a disparos.

De acordo com a Polícia Civil, o agricultor envolvido na disputa, Francisco Bini, e o genro dele foram até a delegacia acompanhados de advogados e falaram que o primeiro a fazer os disparos foi o comerciante Cláudio Silvestre, que morreu no local.

De acordo com o delegado, eles alegaram que os disparos eram para o agricultor, mas que o comerciante errou o alvo e acabou acertando o filho do homem.

 

"Vendo essa cena seu Francisco confessa que teria realizado a maior parte dos disparos por ver alguém atirando em seu filho. E também o outro investigado [genro] confessou que também teria atirado no Claudio em decorrência dele estar atirando no Rafael [filho do agricultor]", falou o delegado.

Segundo ele, a Polícia Civil vai fazer uma perícia balística para identificar quem atirou em quem. Ao todo, a Polícia Civil contabilizou 32 disparos.

O agricultor e o genro não foram presos pois, segundo a polícia, não havia mais período para prisão em flagrante. Além disso, os dois vão responder em liberdade pois se apresentaram e não têm antecedentes.

Os advogados do agricultor e do genro não retornaram os contatos, enquanto a defesa do comerciante contestou a versão fornecida por eles em depoimento.

 

Outros depoimentos

 

De acordo com a Polícia Civil, outros envolvidos no caso também foram ouvidos. Um deles afirmou que a mulher do comerciante envolvido na disputa, Janaína Silvestre, estava armada e teria atirado contra um funcionário do agricultor.

O homem é uma das quatro vítimas.

Segundo a polícia, a versão bate com os detalhes vistos nos vídeos, mas se contradiz com o depoimento apresentado por outro sobrevivente da situação, amigo do comerciante.

No interrogatório, o homem disse à polícia que Janaína não estava armada. Ele chegou a ser preso depois do crime, mas foi solto na quarta-feira (17).

Procurada, a defesa do comerciante e da esposa dele afirmaram que ela não estava armada e que o equipamento teria ficado na caminhonete do casal, sendo depois utilizado pelo amigo da família para se defender.

Imagens

 

A discussão e a troca de tiros foram registradas por pessoas envolvidas na situação.

Em um dos vídeos, é possível ver o momento em que o comerciante Cláudio Silvestre chega de carro até o local e começa a brigar com um homem que está parado na estrada. O homem era funcionário do agricultor que disputa terras com Cláudio.

Dentro do carro do comerciante também está a esposa dele, que grava a cena.

Cláudio Silvestre se aproxima e começa a questionar o homem. "Pode sair tudo aqui, vocês estão proibidos pelo juiz", ordena para o funcionário e o agricultor.

A discussão continua e o comerciante sai do carro. Depois de algum tempo e troca de acusações, o comerciante questiona se eles estão armados.

No momento em que o agricultor se afasta do carro e se aproxima da estrada, o comerciante começa a atirar.

Em outro vídeo, que foi gravado pelo amigo do comerciante, o começo do tiroteio é registrado de um ângulo mais distante.

As imagens divulgadas na quarta-feira (16) mostram o momento em que Cláudio ergue a arma e faz os primeiros disparos. 

 

Quem morreu?

Morreram no confronto o comerciante Cláudio Silvestre Ayala e a esposa, Janaína Camara Silvestre, ambos com 40 anos.

Rafael Bini, de 36 anos, filho do agricultor Francisco Bini, estava no local no momento do tiroteio e também morreu.

Arcelino Soares de Souza, de 64 anos, amigo do agricultor, foi atingido, chegou a ser socorrido, mas morreu madrugada do dia 16 em um hospital de Francisco Beltrão.

 

Fonte: G1

M

Autor

Maira Kempf

Em: 18/02/2022, 08:27

Mais lidas
Família vítima de acidente na ERS-569 retornava do velório de familiar em Santo Augusto
Família vítima de acidente na ERS-569 retornava do velório de familiar em Santo Augusto

Três das quatro vítimas eram naturais de Santo Augusto. A família havia participado do velório de Franklin Santos da Silva, pai de Michele, que morreu no dia 2 de novembro, no Hospital Bom Pastor.

Homem conhecido como “Torresmo” está desaparecido em Santo Augusto
Homem conhecido como “Torresmo” está desaparecido em Santo Augusto

Renê Dorneles, de 60 anos, desapareceu após sair de sua residência no bairro Petrópolis, no dia 30 de outubro. Familiares e conhecidos pedem ajuda para obter informações sobre seu paradeiro.

Criança de cinco anos morre após acidente envolvendo três veículos na BR-158, em Palmeira das Missões
Criança de cinco anos morre após acidente envolvendo três veículos na BR-158, em Palmeira das Missões

Noah Pereira da Silva, morador de Novo Barreiro, estava em um automóvel que se envolveu em uma colisão com uma caminhonete e um caminhão. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Últimas notícias
Santo Augusto decreta situação de emergência após temporal que causou grandes estragos no município
Santo Augusto decreta situação de emergência após temporal que causou grandes estragos no município

Prefeita Lilian confirmou a medida à reportagem da Rádio Querência. Famílias atingidas devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação para realizar o cadastro e solicitar materiais para reconstrução das residências.

Temporal deixa rastro de destruição em Santo Augusto - veja fotos
Temporal deixa rastro de destruição em Santo Augusto - veja fotos

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Prefeita pede calma à população e anuncia reunião com a Defesa Civil para definir medidas de auxílio
Prefeita pede calma à população e anuncia reunião com a Defesa Civil para definir medidas de auxílio

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Moradores escapam ilesos após parede de residência desabar durante temporal em Santo Augusto
Moradores escapam ilesos após parede de residência desabar durante temporal em Santo Augusto

Seu Luiz e a esposa, Odila, estavam dormindo quando a força do vento derrubou uma das paredes do quarto. A estrutura caiu para o lado de fora e, por sorte, não atingiu o casal.

Secretário atualiza situação após temporal e destaca bairros mais atingidos em Santo Augusto
Secretário atualiza situação após temporal e destaca bairros mais atingidos em Santo Augusto

Em entrevista à Rádio Querência, secretário Elias da Silva atualizou as providências adotadas pelo município, informou sobre relatos de veículos arrastados pelo vento e orientou a população a redobrar os cuidados.

Polícia Civil e PRF investigam relatos de suposta violência sexual envolvendo policial rodoviário federal em Frederico Westphalenn
Polícia Civil e PRF investigam relatos de suposta violência sexual envolvendo policial rodoviário federal em Frederico Westphalenn

A PRF afirma ainda que a Corregedoria Regional instaurou uma investigação preliminar para apurar os fatos e que o policial citado está afastado do serviço operacional