Início Notícia Voltar

Governo anuncia retomada da travessia de balsa entre Brasil e Argentina, em Porto Soberbo

Segundo Oscar Herrera Ahuada, a fronteira deve estar aberta a partir do próximo sábado (5). Empresa responsável pela balsa em Porto Soberbo aguarda confirmação da Marinha da Argentina

03/02/2022 14:42 por Maira Kempf


CapaNoticia

Porto Soberbo, Tiradentes do Sul. (Foto: Marcos Benites/Rádio Alto Uruguai)


 

O governador da província de Misiones, na Argentina, Oscar Herrera Ahuada, anunciou na quarta-feira (2), por meio de sua conta no Twitter, a abertura das travessias entre Argentina e Brasil nos portos de Alba Posse/Porto Mauá, Puerto El Soberbio/Porto Soberbo e San Javier/Porto Xavier.

Ao todo, cinco postos fronteiriços com o Brasil foram abertos. Além das três travessias no território gaúcho, foram liberadas as passagens também entre San Antonio/Santo Antônio do Sudoeste, no Paraná; e San Pedro/São Miguel do Oeste, em Santa Catarina. Segundo o governador de Misiones, a fronteira deve estar aberta a partir do próximo sábado (5).

A reportagem buscou informações sobre a travessia da balsa em Porto Soberbo, Tiradentes do Sul, no início da manhã desta quinta-feira (3). A empresa responsável pelo serviço informou que aguarda a confirmação oficial da Marinha da Argentina, no entanto, já estão sendo encaminhados os trâmites burocráticos envolvendo documentação.

Ainda não está confirmada a retomada da travessia já a partir do próximo sábado, em Tiradentes do Sul, mas a expectativa é de que nos próximos dias o serviço seja normalizado. A travessia entre Brasil e Argentina, pelo rio Uruguai, está fechada desde março de 2020 devido aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Protocolos que devem ser exigidos

A província de Misiones estabeleceu como protocolo sanitário que a liberação da travessia fica condicionada a uma cota de até 8 mil internações diárias por conta da Covid-19. Brasileiros, uruguaios, paraguaios, bolivianos e chilenos que estiverem completamente vacinados podem entrar na Argentina sem testes de Covid-19.

O viajante deverá apresentar às autoridades argentinas um comprovante de vacinação com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) há ao menos duas semanas. A partir de agora, cidadãos de países da região têm o mesmo tratamento que os argentinos.

O novo protocolo também permite a entrada de não vacinados total ou parcialmente, desde que obtenham uma “exceção de vacinação”, apresentem testes e façam quarentena.
 

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações do portal El Territorio



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Programação Diversa

Ouça aqui

91.5 FM

Programação Diversa
89.7
91.5