Incrições abertas para o primeiro curso de doutorado da UFSM/FW
Estão sendo ofertadas 13 vagas para turma do curso de Doutorado em Agronomia – Agricultura e Ambiente (PPGAAA)
14/08/2025 14:57 por Maira kempf

Foto: Divulgação
Estão abertas, até o dia 25 de agosto, as inscrições para a 4ª janela de ingresso na pós-graduação da UFSM, pelo Edital Nº 065/2024 da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM. Estão sendo ofertadas vagas em 15 cursos de especialização, mestrado e doutorado da universidade. A inscrição deve ser realizada exclusivamente via web, conforme disposto no Edital Geral (Nº 065/2024 - PRPGP/UFSM) e no Edital Específico do curso pretendido.
No Campus da UFSM em Frederico Westphalen (UFSM/FW), estão sendo ofertadas 13 vagas na primeira turma do curso de Doutorado em Agronomia – Agricultura e Ambiente (PPGAAA), para diplomados(as) em curso superior de Agronomia, Engenharia Florestal ou áreas afins e com titulação de mestre(a). Também são oferecidas 14 vagas no Mestrado em Agronomia – Agricultura e Ambiente, voltadas a diplomados(as) em curso superior de Agronomia, Engenharia Florestal ou áreas afins.
O Edital Nº 065/2024 - PRPGP/UFSM e o Edital Específico dos cursos de Mestrado e Doutorado em Agronomia – Agricultura e Ambiente podem ser consultados no link: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/editais/065-2024. O site do PPGAAA está disponível em: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/frederico-westphalen/ppgaaa.
Implementação do Curso de Doutorado na UFSM/FW
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Agricultura e Ambiente da UFSM/FW conquistou um marco histórico com a aprovação do curso de doutorado. O Curso é fruto de um desejo antigo do PPGAAA e da comunidade acadêmica e se apoia no sólido desempenho do programa no nível de mestrado, que alcançou conceito 5 (o máximo para esta categoria) na última avaliação da CAPES.
Após propostas submetidas em anos anteriores, a aprovação veio na 231ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da CAPES, em agosto de 2024. Na ocasião, apenas dois novos doutorados da área receberam conceito 5, entre eles o PPGAAA. Com a publicação no Diário Oficial da União e a aprovação nas instâncias internas da UFSM, o PPGAAA concluiu a estruturação do curso, viabilizando a oferta de vagas e a implementação do mesmo em 2025.
Objetivo e Linhas de Pesquisa
O PPGAAA forma mestres e doutores com sólida base científica e visão interdisciplinar nas ciências agrárias, voltados para o desenvolvimento agrícola sustentável em níveis regional, nacional e internacional. O curso prepara profissionais capazes de planejar, executar e supervisionar projetos, com foco na gestão e uso racional dos recursos naturais.
O perfil do egresso inclui domínio do método científico, capacitação para docência e produção de conhecimento alinhado às demandas da agricultura brasileira e mundial e à preservação ambiental. Tanto em nível de mestrado quanto de doutorado, o PPGAAA possui duas linhas de pesquisa: “Recursos agrícolas nos sistemas de produção” e “Tecnologia, melhoramento e a relação com o ambiente em sistemas de produção”.
Importância e expectativas para o primeiro doutorado da UFSM/FW
A implantação do Doutorado é a coroação de um projeto institucional e regional. Segundo o coordenador do curso, professor Marcos Toebe, a partir de 2006, com a criação do Campus da UFSM em Frederico Westphalen, o município se tornou um polo de acolhimento e muitos alunos vieram de outras regiões e contribuíram na economia e no desenvolvimento local.
Com a implantação do mestrado do PPGAAA em 2011, abriu-se mais uma oportunidade no desenvolvimento de pesquisas de qualidade e na ampliação da formação de pós-graduação pública, pioneira na região. No entanto, grandes pesquisadores formados no Campus da UFSM/FW acabaram tendo que migrar para outras instituições de ensino para obter a formação em nível de doutorado.
-A partir de agora, poderemos oferecer no Campus toda a formação de graduação e pós-graduação de excelência nas ciências agrárias, formando e fixando pesquisadores de elevada competência e conhecimento na região. Adicionalmente, temos recebido alunos e potenciais interessados de diversas partes do país e do mundo no PPGAAA. Somos o único programa nessa linha a oferecer doutorado num raio de 200 km e de forma gratuita-, explica o coordenador.
Toebe, acrescentou que a criação do doutorado marca um novo ciclo para a região. "Agora teremos doutores formados na UFSM/FW contribuindo para a ciência e o desenvolvimento regional", concluiu.
*Com infomações de UFSM/FW
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.