Início Notícia Voltar

Prova de vida não será mais presencial, diz presidente do INSS

A medida entrará em vigor quando for publicada no Diário Oficial da União.

03/02/2022 08:44 por André Motta


CapaNoticia

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira, divulgou nesta quarta (2) que não será mais preciso fazer prova de vida presencialmente. O governo vai utilizar outros dados ou irá à casa do beneficiário para comprovar se ele está vivo.

A medida entrará em vigor quando for publicada no Diário Oficial da União. O presidente do INSS, que não informou quando isso irá ocorre, deu as informações ao discursar em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Durante o evento, foi assinada uma Portaria para mudar as regras da prova de vida. Ela é obrigatória para aposentados, pensionistas e para quem recebe benefícios do INSS por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. Serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.

Data – O INSS terá que concluir tais mudanças até dia 31 de dezembro deste ano. “Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso”, informou o governo.

Beneficiários – Atualmente, 36 milhões de brasileiros precisam se deslocar para fazer a prova de vida do INSS. Deste total, 5 milhões têm mais de 80 anos. Segundo o governo federal, hoje não há pessoa bloqueada por falta de prova de vida.

Agência Sindical



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Arena Hits

Ouça aqui

91.5 FM

Som Pop
89.7
91.5