Rádio
Nenhum programa no ar
Onda de calor provoca prejuízos no campo e mata 400 mil aves no Uruguai
A forte onda de calor que atinge a América do Sul não está provocando prejuízos apenas nas lavouras de soja e milho.
No Uruguai, país onde as temperaturas chegaram a 44ºC em algumas regiões, a maior em 79 anos, 400 mil aves morreram por causa do calor. O levantamento é da Associação dos Produtores de Aves (APAS).
Segundo o presidente da entidade, Joaquín Fernández, que também é produtor de frango e poedeiras, as mortes aconteceram ao longo dos últimos três dias. Segundo a APAS, as perdas representam entre 10% e 20% da produção de aves no Uruguai.
“Isso é absolutamente histórico, nunca havia acontecido”, disse Fernández, ao jornal El País. “É a primeira vez que algo assim acontece. Estou no setor há 43 anos e nunca experimentei”, complementou.
Segundo a APAS, o prejuízo estimado é de aproximadamente US$ 1 milhão. “Não vai ter problema de desabastecimento. E mais, estávamos um pouco superproduzidos e agora vai se normalizar, o abastecimento vai ser administrado de acordo com as necessidades da população”, explicou.
Ao todo, 135 famílias de produtores registraram perdas com a morte das aves. A APAS contou que as autoridades já foram notificadas, mas, até o momento, o Ministério da Agricultura do país vizinho ainda não se manifestou.
Os impactos da onda de calor histórica na avicultura gaúcha ainda não são conhecidos. Ontem, a temperatura nos vales, que concentra muitos aviários do Rio Grande do Sul, passou dos 42ºC.
Fonte: Canal Rural
Autor
Maira Kempf
Em: 18/01/2022, 11:36

Três das quatro vítimas eram naturais de Santo Augusto. A família havia participado do velório de Franklin Santos da Silva, pai de Michele, que morreu no dia 2 de novembro, no Hospital Bom Pastor.

Renê Dorneles, de 60 anos, desapareceu após sair de sua residência no bairro Petrópolis, no dia 30 de outubro. Familiares e conhecidos pedem ajuda para obter informações sobre seu paradeiro.

Noah Pereira da Silva, morador de Novo Barreiro, estava em um automóvel que se envolveu em uma colisão com uma caminhonete e um caminhão. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Prefeita Lilian confirmou a medida à reportagem da Rádio Querência. Famílias atingidas devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação para realizar o cadastro e solicitar materiais para reconstrução das residências.

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Seu Luiz e a esposa, Odila, estavam dormindo quando a força do vento derrubou uma das paredes do quarto. A estrutura caiu para o lado de fora e, por sorte, não atingiu o casal.

Em entrevista à Rádio Querência, secretário Elias da Silva atualizou as providências adotadas pelo município, informou sobre relatos de veículos arrastados pelo vento e orientou a população a redobrar os cuidados.

A PRF afirma ainda que a Corregedoria Regional instaurou uma investigação preliminar para apurar os fatos e que o policial citado está afastado do serviço operacional


