Rádio Querência

RS não exigirá prescrição médica para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra Covid

A SES estima que o público entre 5 e 11 anos no Estado seja de 964.273 pessoas.
RS não exigirá prescrição médica para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra Covid

 

A Secretaria da Saúde (SES) determinou, nesta segunda-feira (27/12), que a vacinação contra a Covid-19 será feita em todas as crianças de 5 a 11 anos que forem levadas pelos pais ou responsáveis aos pontos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), sem exigência de prescrição médica. A decisão foi pactuada pelos integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e segue a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relativa ao uso da vacina Comirnaty, produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech, para imunização de crianças.

O anúncio ocorreu após diversas oitivas com entidades de classe e sociedades de profissionais, comitê científico e equipe técnica da SES. Para a aplicação do imunizante, será exigido um documento de identificação oficial da criança para fins de registro. Todos os pontos de vacinação deverão observar os grupos etários e o esquema vacinal aplicável no momento da administração. A SES estima que o público entre 5 e 11 anos no Estado seja de 964.273 pessoas.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, avaliou como positiva a decisão. “A vacinação deste público é proteção para o retorno às aulas no próximo ano”, ressaltou. Ela reforçou que a vacina é segura e que evidências científicas comprovam a importância da imunização nesta faixa etária. Conforme Arita, haverá um grande trabalho de organização e capacitação e também de informação aos familiares.

O Brasil ainda não tem doses da vacina contra a Covid-19 destinada a crianças entre 5 e 11 anos. A fim de não ocorrerem erros, o frasco é apresentado em formatação diferente (tampa e rótulo laranja) dos imunizantes aplicados nos demais públicos, pois a dosagem é distinta.

“A vacinação é uma escolha consciente de um familiar que quer o seu filho saudável. Deixamos claro que a vacinação estará disponível”, salientou a secretária.

CIB

A Comissão Intergestora Bipartite (CIB) do Rio Grande do Sul realiza reuniões constantes para definir os rumos da vacinação contra a Covid-19. Por meio dela são pactuados prazos, requisitos, públicos e quantitativos de doses a serem enviados para os municípios.

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

M

Autor

Maira Kempf

Em: 28/12/2021, 05:15

Mais lidas
Secretário Municipal é investigado por fraude em contratação pública em Humaitá
Secretário Municipal é investigado por fraude em contratação pública em Humaitá

Secretário municipal e outros três investigados são indiciados por falsidade ideológica e estelionato

Polícia investiga destino de droga apreendida em Santo Augusto: “Ao que tudo indica, não seria para o município”
Polícia investiga destino de droga apreendida em Santo Augusto: “Ao que tudo indica, não seria para o município”

Carga de 46,7 quilos de maconha foi apreendida após perseguição que iniciou na ERS-210; motorista foragido e passageira foram presos e autuados por tráfico

Motorista foge após colisão em acidente na ERS-155 e caso será investigado pela Polícia Civil
Motorista foge após colisão em acidente na ERS-155 e caso será investigado pela Polícia Civil

Caminhonete de São Martinho capotou após colisão traseira na ERS-155

TRE-RS mantém mandatos de prefeitos eleitos em Santo Augusto e Bom Progresso
TRE-RS mantém mandatos de prefeitos eleitos em Santo Augusto e Bom Progresso

Decisões unânimes rejeitam ações por suposto abuso de poder e irregularidades nas eleições de 2024; Justiça confirma resultados das urnas

RS não exigirá prescrição médica para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra Covid | Rádio Querência