Rádio
Nenhum programa no ar
Alunos da Rede Municipal participam da Mostra Rizoma
A curiosidade das crianças alunas do 4.º ao 6.º ano das escolas municipais foi despertada nesta quarta-feira, 01, com a primeira Mostra Rizoma. O evento ocorreu no Auditório do Sicredi e foi promovido pela Secretaria de Educação e Cultura — SMEC.
O Rizoma surgiu nos últimos meses e é coordenado pelo professor, Uianes Biondo e pela Assessora e Supervisora Pedagógica, Lilian Baungratz. Para a Rádio Querência, a professora Lilian explicou que o projeto consiste em atividades específicas de pensamento computacional e de desenvolvimento de atividades maker — que é o aprender fazendo, ou seja, promover o protagonismo dos estudantes ao longo de seu processo educacional.
O nome RIZOMA (Rede de Informação para Viabilizar Oportunidades Maker para todas as áreas do Conhecimento) é inspirado na Biologia, pois, é a nomenclatura dada a partes da planta que constituem outras.
Durante a Mostra, de forma bastante didática e interativa, estudantes puderam participar de atividades práticas sobre energia solar, elétrica e robótica.
Vale ressaltar que Santo Augusto foi contemplado com uma impressora 3D e com 25 Licenças para um projeto de Robótica Espacial — iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília – UnB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação – FNDE, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira – AEB. Essa conquista foi através dos Deputados Jerônimo Goergen e Ernani Polo.
A impressora foi entregue ao Município no início do mês de outubro, quando autoridades de Santo Augusto estiveram na cidade de General Câmara, para retirá-la. Santo Augusto é o único município da microrregião com uma impressora 3D. Durante a Mostra, os alunos puderam ver o equipamento em funcionamento.
Esse projeto de Robótica Espacial será desenvolvido no próximo ano. Para a secretária da SMEC, Eliane Paier, a Mostra visou instigar a curiosidade e fazer com que os alunos entendam o direcionamento do projeto e a partir disso se motivem para participar das atividades, que oportunizará novas aprendizagens e experiências. A seleção dos 25 alunos será através de uma prova.
Autor
Maira Kempf
Em: 01/12/2021, 17:23

Três das quatro vítimas eram naturais de Santo Augusto. A família havia participado do velório de Franklin Santos da Silva, pai de Michele, que morreu no dia 2 de novembro, no Hospital Bom Pastor.

Renê Dorneles, de 60 anos, desapareceu após sair de sua residência no bairro Petrópolis, no dia 30 de outubro. Familiares e conhecidos pedem ajuda para obter informações sobre seu paradeiro.

Noah Pereira da Silva, morador de Novo Barreiro, estava em um automóvel que se envolveu em uma colisão com uma caminhonete e um caminhão. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Prefeita Lilian confirmou a medida à reportagem da Rádio Querência. Famílias atingidas devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação para realizar o cadastro e solicitar materiais para reconstrução das residências.

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Seu Luiz e a esposa, Odila, estavam dormindo quando a força do vento derrubou uma das paredes do quarto. A estrutura caiu para o lado de fora e, por sorte, não atingiu o casal.

Em entrevista à Rádio Querência, secretário Elias da Silva atualizou as providências adotadas pelo município, informou sobre relatos de veículos arrastados pelo vento e orientou a população a redobrar os cuidados.

A PRF afirma ainda que a Corregedoria Regional instaurou uma investigação preliminar para apurar os fatos e que o policial citado está afastado do serviço operacional


