Rádio
Nenhum programa no ar
Zona de Convergência do Atlântico Sul deve trazer pouca chuva em dezembro no Sul do país
A primeira semana de dezembro será marcada no Brasil por mais um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul, conhecida no jargão meteorológico pela sigla ZCAS. Uma frente fria associada a um ciclone extratropical a Leste do Rio Grande do Sul avança para Norte e será o “gatilho” para a formação canal de umidade sobre o território brasileiro. A formação da ZCAS significa redução do aporte de umidade da Amazônia para o Sul do país, uma vez que ar úmido está sendo direcionado mais para o Norte. Com isso, espera-se redução da chuva nos três estados do Sul que terão um começo de dezembro de precipitações escassas em muitas áreas.
Onde vai chover muito é na região sob influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Normalmente afetada pela ZCAS, a Região Sudeste não sentirá tanto os efeitos deste evento do corredor de umidade, uma vez que deverá estar posicionado mais ao Norte do que costuma se ver, justamente pelo fato de o ciclone do qual deriva a frente fria estar mais perto do Sul do Brasil e não no Leste da Argentina.
O QUE É A ZCAS?
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é conhecida por uma faixa de nebulosidade que atravessa o Brasil. Este corredor de umidade, um verdadeiro rio atmosférico, tem uma orientação climatológica típica de Noroeste para Sudeste, estendendo-se da região da Amazônica até o litoral da Região Sudeste.
Em alguns casos, especialmente durante o verão, a orientação da ZCAS chega a levar a faixa de maior instabilidade até os litorais do Paraná e de Santa Catarina, o que explica o tempo às vezes muito chuvoso durante o verão no litoral catarinense enquanto o Oeste de Santa Catarina enfrenta estiagem e falta de chuva. Os eventos de ZCAS são sazonais. São comuns entre os meses de novembro e março, ou seja, é um fenômeno típico de estação quente e podem durar até dez dias consecutivos, causando grandes volumes de precipitação nas áreas de atuação. Tais eventos podem ser iniciados com a participação de frentes frias, que atravessam o Sul do Brasil e que ao chegarem na Região Sudeste passam a gerar convergência de umidade da região amazônica até o Oceano Atlântico
Fonte: Metsul Meteorologia
Autor
André Motta
Em: 01/12/2021, 05:51

O acidente ocorreu no início da noite deste domingo (6) e deixou outra pessoa ferida em estado grave.

Acidente entre dois Ford Fiesta e um Ford Focus estacionado foi registrado na tarde desta quinta-feira; condutor foi encaminhado ao Hospital Bom Pastor para atendimento médico.

Passos Colisão envolvendo um automóvel Ford Focus e uma caminhonete Chevrolet S10 ocorreu na noite deste domingo

Colisão lateral envolveu um Ford Fiesta preto e um Fiat Uno branco nas primeiras horas desta segunda-feira; ninguém ficou ferido com gravidade.

Condutor de 69 anos de um dos veículos envolvidos na colisão segue sob observação e tratamento médico de suporte no Hospital Bom Pastor.

Região Celeiro recebe caravana com carreata do "time do Lula" neste sábado — passando por Santo Augusto, Três Passos e Tenente Portela — e abertura de comitê da chapa adversária no domingo.

Programação foi adiada em respeito à família de Hildo Roque Gottert, tradicionalista que marcou a história do município e foi patrão do CTG Pompílio Silva

Pautas centrais marcam encontro promovido pela Rádio Gaúcha entre os postulantes às vagas gaúchas no Congresso

Aquisição inclui um Fiat Toro, um Volkswagen Virtus e um Volkswagen Polo, financiados por emendas parlamentares e recursos próprios do município.

Prefeitura mobiliza equipes para atender famílias afetadas e recuperar infraestrutura danificada após temporal severo.

Funcionários locais mantêm atividades normais enquanto categoria decide futuro de paralisação no país
