Início Notícia Voltar

Ciclone extratropical deve provocar chuva e diminuir temperaturas no RS

Há riscos para grandes volumes acumulados na metade Sul e no Oeste do Estado

24/11/2021 14:59 por Maira Kempf


CapaNoticia

O mapa acima mostra a projeção de probabilidade de vento moderado a forte (acima de 15 m/s) entre quinta-feira e sexta, conforme o modelo meteorológico europeu. Foto: MetSul


 

Um ciclone extratropical começa a se formar nesta quinta-feira (25) entre o Sul do Estado e o Uruguai. O fenômeno avança ao longo da noite de quinta e decorrer de sexta-feira (26) até Santa CatarinaDe acordo com a Somar Meteorologia, o sistema de baixa pressão atmosférica vai reforçar a formação de áreas de instabilidade.

A chuva chega antes em muitas regiões. Deve ser volumosa e pode vir acompanhada de temporais na quinta-feira. Há riscos para grandes volumes acumulados na metade Sul e no Oeste do Estado, afetando a Campanha, a região de Uruguaiana, até o extremo sul, em Pelotas e Rio Grande. Em Uruguaiana, deve ser de 50 milímetros, enquanto em São Luiz Gonzaga deve chegar a 60 milímetros. Os acumulados podem chegar entre 40%  e 50% da média de todo o mês no Sul, que variam entre 120 e 140 milímetros. 

A chuva começa cedo na quinta-feira pela Fronteira Oeste e se espalha por todas as regiões gaúchas no decorrer do dia. Não se descarta a ocorrência de tempestades, com raios e ventos fortes em todo o Rio Grande do Sul, incluindo a Capital. Os ventos podem variar entre 60 km/h e 80 km/h. Nas cidades da metade Sul, há ainda riscos de queda de granizo. 

Por causa da nebulosidade, chuva e entrada do ar frio, as temperaturas devem cair. 

A chuva pesada e volumosa persiste na sexta-feira em parte do Estado e o tempo volta a ficar firme no fim de semana.

Gaúcha ZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Querência Brasileira

Ouça aqui

91.5 FM

Bailando com a 91
89.7
91.5