Rádio Querência

Governo federal sanciona lei do auxílio-gás para famílias de baixa renda

O benefício, que recebeu o nome de "Gás dos Brasileiros", será concedido às famílias inscritas no CadÚnico
Governo federal sanciona lei do auxílio-gás para famílias de baixa renda
Ilustrativa

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei que institui o auxílio gás, projeto criado para reduzir os efeitos do preço desse produto sobre o orçamento das famílias de baixa renda. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22) com data da última sexta-feira (19), prazo limite para que o chefe do Executivo desse seu aval à proposta.

O benefício, que recebeu o nome de "Gás dos Brasileiros", será concedido às famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) com renda mensal per capita inferior a meio salário mínimo ou que tenham membros que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O auxílio será concedido preferencialmente a mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica e que estejam sob monitoramento de medidas protetivas de urgência.

A lei prevê que cada família tenha direito a pelo menos 50% do valor médio do botijão de gás de 13 kg, a cada bimestre, estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos últimos seis meses. O programa tem previsão de duração de cinco anos.

O projeto do auxílio-gás foi aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de setembro e pelo Senado Federal em 19 de outubro. Como sofreu alterações, o texto voltou para a Câmara, recebendo aprovação no dia 27 de outubro último.

Fonte de recursos

O auxílio-gás terá como fonte de custeio os royalties devidos à União em razão da produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos sob o regime de partilha de produção; a parcela da receita de comercialização do excedente em óleo da União; o bônus de assinatura nas licitações de áreas para a exploração de petróleo e gás natural; os dividendos da Petrobras recebidos pela União; as receitas arrecadadas por intermédio da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e derivados; e outras dotações orçamentárias.

Fonte: RQ

E

Autor

Ed Júnior

Em: 22/11/2021, 06:06

Mais lidas
Santo-augustense Luis Fernando Fernandes Vieira morre aos 40 anos vítima de infarto em Crissiumal
Santo-augustense Luis Fernando Fernandes Vieira morre aos 40 anos vítima de infarto em Crissiumal

Luis Fernando era amplamente conhecido em Santo Augusto e região

Projeto Social Promove Casamento Coletivo em Santo Augusto
Projeto Social Promove Casamento Coletivo em Santo Augusto

Iniciativa municipal garantiu a união civil de nove casais com direito a cerimônia completa, oficinas preparatórias e festa comunitária

Identificada vítima de feminicídio em Três de Maio
Identificada vítima de feminicídio em Três de Maio

Vítima tinha 41 anos. Feminicídio aconteceu na madrugada desta quinta-feira (2). Suspeito foi preso em flagrante e levado ao presídio de Santa Rosa.

Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul
Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Últimas notícias
Estão abertas as inscrições para o 10º Cantinho Nativo de Santo Augusto
Estão abertas as inscrições para o 10º Cantinho Nativo de Santo Augusto

Evento corre em agosto, paralelamente ao 17º Canto Nativo; as inscrições vão até o dia 23 de julho.

Copa do Mundo Feminina de 2027 muda calendário de férias escolares no Brasil
Copa do Mundo Feminina de 2027 muda calendário de férias escolares no Brasil

Nova lei federal altera recesso de meio de ano para coincidir com o mundial e autoriza feriados em dias de jogos da seleção

Senado aprova "Pix Pensão" para transferência automática de alimentos
Senado aprova "Pix Pensão" para transferência automática de alimentos

Nova regra automatiza o desconto direto em conta bancária e segue para sanção presidencial

Menino de 3 anos agredido pelo pai morre em hospital
Menino de 3 anos agredido pelo pai morre em hospital

Suspeito, um missionário norte-americano, confessou as agressões e está preso preventivamente