Rádio
Nenhum programa no ar
Ato público contra a privatização da Corsan em Santo Augusto
Ocorreu na manhã de hoje, 05, um ato público contra a privatização da água e da Corsan em Santo Augusto.
A mobilização ocorreu em frente ao escritório da Corsan com a participação, entre outros, do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Corsan, deputado estadual pelo PT Jeferson Fernandes.
Na oportunidade, foi divulgado o resultado do plebiscito popular que ocorreu entre os dias 16 e 24 de outubro sobre as privatizações no Rio Grande do Sul. De acordo com os dados, 95,23% dos votantes são contra as privatizações e consideram que o Governo de Eduardo Leite não promoveu suficiente debate sobre a venda das estatais. Participaram do plebiscito mais de 90 mil pessoas.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O governo do estado projeta que o leilão das ações da Corsan ocorra no primeiro trimestre de 2022. A partir de então, o RS perde o controle acionário majoritário sobre a companhia.
Os prefeitos dos municípios gaúchos que mantêm vínculo com a Corsan têm até 16 de dezembro para assinar o aditivo contratual proposto pela companhia. O suplemento inclui nos contratos a previsão de que sejam atendidas as metas de fornecimento de água e tratamento de esgoto impostas pelo novo marco legal do saneamento, que devem ser cumpridas até 2033, além de garantir aos municípios um percentual de participação na venda da empresa.
Até o dia 31 de outubro, nenhum prefeito do Estado havia assinado o aditivo.
Números do Plebiscito (RESUMO)
Total de Participantes: 90.265 (Votos Válidos do Decidim mais Total Presencial)
Cidades com votação presencial: 91 municípios de 24 Regionais dos Coredes
Veja os Resultados
Questão 1 – Energia elétrica, água, saneamento, saúde, transporte coletivo, correios são serviços públicos essenciais ao povo. Você concorda com a entrega destes serviços para empresas privadas?
– Total de Votos NÃO: 85.958 (95,23%)
– Total de Votos SIM: 3.777 (4,18%)
– Total de Votos Brancos: 91 (0,10%)
– Total de Votos Nulo: 439 (0,49%)
Questão 2 – Banrisul, Corsan, Procergs, CRM, Sulgas, Eletrobras, Banco do Brasil, Petrobras, Caixa, Trensurb e Carris são patrimônio público e prestam serviços essenciais ao nosso desenvolvimento. Você concorda que este patrimônio seja entregue para empresas privadas?
– Total de Votos NÃO: 86.402 (95,83%)
– Total de Votos SIM: 3.319 (3,68%)
– Total de Votos Brancos: 34 (0,04%)
– Total de Votos Nulo: 410 (0,45%)
Questão 3 – Você concorda que o governador entregue o patrimônio público sem ouvir a população?
– Total de Votos NÃO: 87.689 (97,15%)
– Total de Votos SIM: 2.044 (2,26%)
– Total de Votos Brancos: 118 (0,13%)
– Total de Votos Nulo: 414 (0,46%)
Autor
Maira Kempf
Em: 05/11/2021, 11:03

Prisão faz parte da Operação Cerco Fechado

Decisões unânimes rejeitam ações por suposto abuso de poder e irregularidades nas eleições de 2024; Justiça confirma resultados das urnas

Posse está marcada para 30 de abril, em Imbé

Funcionário deverá ser informado que pode se ausentar do trabalho por até 3 dias, a cada 12 meses, para fazer exames preventivos. Empresas também são obrigadas a divulgar aos funcionários informações sobre campanhas oficiais de vacinação

Os homens foram presos por porte ilegal de arma de fogo, dano ao patrimônio público, furto qualificado, associação criminosa, além da recaptura de um foragido do sistema prisional, identificado durante consulta ao sistema.





