Rádio
Nenhum programa no ar
Conab analisa o benefício das chuvas nos cultivos de inverno e na semeadura da safra de verão
O bom volume de chuva que caiu nas primeiras semanas deste mês na maior parte do país melhorou a condição da evolução das culturas agrícolas. A análise é do último Boletim de Monitoramento Agrícola Cultivos de Inverno e Verão (Safra 2021/2022), publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na quinta-feira (28). As precipitações ocorreram sobretudo nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Nordeste houve menor volume e de forma irregular.
A análise é que as chuvas têm contribuído para a recuperação do armazenamento de água no solo, dos cultivos da safra de inverno em floração, além do enchimento de grãos e o avanço da semeadura de verão da safra 2021/2022. No entanto, na região Sul e em parte do estado de São Paulo o excesso de chuvas pode interferir na qualidade do grão a ser colhido de lavouras de trigo em estádios mais avançados.
Ainda segundo a publicação, de forma geral a análise espectral reflete a maturação e colheita das lavouras de inverno no Rio Grande do Sul, apresentando comportamento do índice de vegetação abaixo, próximo e até superior à média dos últimos cinco anos. A causa se deve anteriormente à falta de chuvas, às geadas que afetaram o vigor da vegetação e o retorno das chuvas que permitiram a sua posterior recuperação.
Já na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Maranhão), a semeadura da safra está no começo, ocorrendo principalmente nos perímetros irrigados e em poucas áreas onde as chuvas caíram de forma localizada. Na região da Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), a predominância do tempo seco é favorável para as operações de colheita do milho terceira safra.
O boletim traz informações sobre as condições agrometeorológicas e do comportamento das lavouras, em imagens de satélites e no campo, com o monitoramento das principais regiões produtoras de grãos, considerando os cultivos de inverno e verão. Para isso, conta com a colaboração do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Grupo de Monitoramento Global de Agricultura (Glam), além da rede de informantes nas principais regiões produtoras.
Fonte: CONAB
Autor
Ed Júnior
Em: 29/10/2021, 05:38

Luis Fernando era amplamente conhecido em Santo Augusto e região

Iniciativa municipal garantiu a união civil de nove casais com direito a cerimônia completa, oficinas preparatórias e festa comunitária

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Nível do Rio Uruguai passa dos 9 metros em Tiradentes do Sul, enquanto operação recua para patamar seguro na divisa com Santa Catarina.

Veículo saiu da pista e caiu em barranco de aproximadamente três metros; condutor foi socorrido e transferido para hospital de Tenente Portela

Para o novo ano safra, sistema Cresol disponibilizará cerca de R$ 18 bilhões em recursos voltados a custeio e investimento rural

Prorrogadas, as inscrições devem ser feitas até as 17h de hoje pelo site da Fundatec; processo oferece mais de 600 vagas no Rio Grande do Sul.

Vítima realizava manutenção na rede elétrica às margens da rodovia quando o acidente aconteceu; sepultamento ocorre nesta tarde em Colinas.

Evento corre em agosto, paralelamente ao 17º Canto Nativo; as inscrições vão até o dia 23 de julho.

Nova regra automatiza o desconto direto em conta bancária e segue para sanção presidencial

