Rádio Querência

Facebook retira do ar live em que Bolsonaro associava vacina contra covid à aids

É a primeira vez que a plataforma remove o registro de uma transmissão ao vivo do presidente
Facebook retira do ar live em que Bolsonaro associava vacina contra covid à aids

 

O Facebook tirou do ar o registro da mais recente live semanal do presidente Jair Bolsonaro. Na transmissão ao vivo, realizada na última quinta-feira (21), o chefe do Executivo declarou que vacinados contra a covid-19 "estão desenvolvendo a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids)".

O vídeo também não está mais disponível no Instagram, que pertence ao Facebook.

Na live, Bolsonaro pegou uma publicação em que estaria registrada a suposta notícia e leu: "Relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados (15 dias após a segunda dose) estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida  muito mais rápido que o previsto".

Autoridades da área da saúde afirmam que a associação entre o imunizante e a transmissão do HIV, o vírus da aids, é falsa e inexistente.

Em nota emitida no sábado (23), por exemplo, o Comitê de HIV/aids da Sociedade Brasileira de Infectologia ressaltou não conhecer nenhuma relação entre a vacina e o desenvolvimento da doença. Também destacou a importância de as pessoas que vivem com HIV/aids fazerem o ciclo completo da vacinação. Por fim, o comitê registrou repudiar notícias falsas que façam menção a "esta associação inexistente".

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, esta é a primeira vez que o Facebook remove uma live semanal do presidente. Conforme a publicação, até o momento, apenas uma postagem de Bolsonaro havia sido removida das redes sociais da empresa — em março de 2020, quando ele defendeu o uso de cloroquina e refutou o isolamento social para combater o vírus.

O jornal O Estado de S. Paulo divulgou que o Facebook afirma estar empenhado "em criar uma comunidade mais bem informada e em reduzir a disseminação de notícias falsas". Já o Instagram diz trabalhar "com verificadores de fatos independentes no mundo todo que analisam conteúdo em mais de 60 idiomas".

Fonte: Gaúcha ZH

A

Autor

André Motta

Em: 25/10/2021, 07:44

Últimas notícias
Homem conhecido como “Torresmo” está desaparecido em Santo Augusto
Homem conhecido como “Torresmo” está desaparecido em Santo Augusto

Renê Dorneles, de 60 anos, desapareceu após sair de sua residência no bairro Petrópolis, no dia 30 de outubro. Familiares e conhecidos pedem ajuda para obter informações sobre seu paradeiro.

Alerta vermelho do INMET coloca Região Celeiro em atenção para temporais neste sábado
Alerta vermelho do INMET coloca Região Celeiro em atenção para temporais neste sábado

Aviso de grande perigo é válido durante todo o sábado (7) e prevê chuva superior a 100 milímetros por dia, ventos acima de 100 km/h e possibilidade de granizo

Enem 2026 será aplicado neste domingo; candidatos devem ficar atentos aos horários e às orientações
Enem 2026 será aplicado neste domingo; candidatos devem ficar atentos aos horários e às orientações

Primeiro dia de provas ocorre em 8 de novembro, com Redação, Linguagens e Ciências Humanas. No Rio Grande do Sul, são mais de 206 mil inscritos.

Criança de cinco anos morre após acidente envolvendo três veículos na BR-158, em Palmeira das Missões
Criança de cinco anos morre após acidente envolvendo três veículos na BR-158, em Palmeira das Missões

Noah Pereira da Silva, morador de Novo Barreiro, estava em um automóvel que se envolveu em uma colisão com uma caminhonete e um caminhão. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Travessias de balsa em Tiradentes do Sul, Porto Vera Cruz e Porto Mauá seguem suspensas nesta sexta
Travessias de balsa em Tiradentes do Sul, Porto Vera Cruz e Porto Mauá seguem suspensas nesta sexta

Rio Uruguai em Porto Soberbo, localidade no interior de Tiradentes do Sul, estava 10,73m acima do normal